segunda-feira, 3 de abril de 2023

Indicação de FBC no Governo Lula reabre discussão sobre segundo escalão

 

Não é de hoje que o PT de Pernambuco tenta ganhar um protagonismo na política estadual. Isso já vem de anos. As vitórias conquistadas pela legenda ao longo dos anos 2000 pra cá, graças a nacionalização do que mesmo a força dos petistas no estado, colocaram o partido em um lugar de destaque. No entanto, qualquer pessoa que observar bem enxergar que no momento a perspectiva de poder para a legenda em Pernambuco é muito pequena. Já teve tempo bom para o partido no estado. Foi durante os anos de 2002 e 2006 com a possibilidade que foi prejudicada por Humberto Costa que era de João Paulo renunciar a Prefeitura do Recife e se tornar governador de Pernambuco. Aquele ano, 2006, era o ano de João Paulo e do PT. Humberto não quis e nós sabemos do que veio a acontecer. 

Agora, o PT se vê novamente no Governo Federal, mas em um cenário muito diferente do de 2003. Naquele ano, Humberto Costa era ministro da Saúde e tinha destaque em todas às agendas presidenciais e em tudo que fizesse parte da área governamental de Brasília. Hoje, o PT assiste de uma maneira inquietante nomeações do Lula III de lideranças ligadas ao PSB de João Campos e até mesmo do ex-senador Fernando Bezerra Coelho que está no MDB mas com uma linha de diálogo com o União Brasil. Correm nos bastidores inclusive uma aproximação entre o grupo de FBC, através do seu filho Miguel Coelho com o prefeito João Campos (PSB). Ninguém está escondendo nada de ninguém: o projeto do PSB de Pernambuco é a reeleição do prefeito João Campos em 2024 e só depois e que a legenda passará a pensar em 2026 quando se escolherá um nome que vai disputar novamente o comando do Governo em Pernambuco contra a atual governadora Raquel Lyra que ainda tem muito chão pela frente.

Inclusive, a tratativa para a indicação de FBC no governo Lula não passou pelo conhecimento do PT de Pernambuco, mas sim  com o PT nacional com quem o ex-senador tem uma excelente trânsito. A entrada de Bezerra Coelho já era aguardada tendo em vista a sua proximidade com alguns ministros atuais do governo Lula. O que de fato pegou todos, inclusive o PT de Pernambuco de surpresa foi que a indicação e nomeação acontece antes mesmo de outras possíveis contemplações como a ex-deputada Marília Arraes e o ex-deputado Danilo Cabral, ambos apoiados por Lula e derrotados nas urnas no ano passado.

Que Fernando Bezerra Coelho é um grande articulador político ninguém tem a menor dúvida. Ele participou do governo Dilma, Temer e foi líder do Governo Bolsonaro no Senado. Acertou em cheio o resultado da eleição presidencial embora o caminho do seu filho Miguel Coelho tenha sido por Jair Bolsonaro no segundo turno. Indagado por um aliado durante a campanha presidencial, Bezerra Coelho deu seu palpite: "é muito difícil Bolsonaro conseguir vencer Lula". Fato!

Com João - Ninguém mais tem dúvida de que o destino vai mesmo colocar novamente no mesmo palanque juntos os Coelhos e os Campos, pelo menos no Recife. Com FBC emplacando apadrinhados no governo Lula, é certo que vão caminhar sem dúvida alguma com o palanque do petista no Recife que será liderado por João Campos. No entanto, não se sabe ainda se esta aproximação entre João Campos e Miguel Coelho vá se repetir já em 2026.

Só um nome - A federação formada pelo PT, PV, PC do B, vai apresentar um só nome na disputa pela Prefeitura de Jaboatão. Hoje, três nomes (um de cada legenda vem colocando o nome à disposição). Um deles, o deputado estadual João Paulo que foi convidado pelo PT da cidade para disputar a Prefeitura.

Desrespeito - O vereador Léo do Ar (PSDB) não respeitou a decisão do TJPE de suspender a eleição para a UVP devido a irregularidades e deu continuidade ao processo. A decisão, do Desembargador Bartolomeu Bueno, decidiu suspender a Assembleia que se realizaria hoje.

Debate - A deputada federal Iza Arruda (MDB/PE) realizou na sexta-feira, um seminário na Universidade de Pernambuco (UPE) para discutir sobre a ODS 8 (Objetivo 8 – Promover o crescimento econômico e inclusivo para todas e todos) e a importância da mulher empreendedora, gestora, cientista e política. Os painéis contaram com importantes autoridades especialistas no assunto, bem como mulheres empreendedoras e mulheres na ciência. 

Parceria - O deputado federal, Mendonça Filho conta com mais um prefeito aliado. O deputado recebeu em seu gabinete, na Câmara dos Deputados, em Brasília, o prefeito de São José do Egito, Evandro Valadares e o suplente de deputado estadual e liderança do Pajeú, Paulo Jucá que obteve mais de 27 mil votos na última eleição, e durante visita, anunciaram a parceria com Mendonça.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Fonte:Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário