terça-feira, 18 de abril de 2023

Humberto quer o PT competitivo nas eleições de 2024

Entre os nomes citados na coluna de ontem faltou um: Humberto Costa, senador do PT que está na segunda etapa do seu mandato de senador. Humberto já não esconde de ninguém que está disposto a disputar o Governo de Pernambuco tendo o apoio do presidente Lula. No entanto, não está fora da cogitação do petista, disputar a reeleição à Casa Alta, mas é algo que vai depender muito da conjuntura política de 2026 e diga-se de passagem: ainda é muito cedo para poder se tirar uma conclusão tendo em vista que o próprio presidente Lula ainda não sabe se disputará novamente a eleição em 2026 ou se apoiará algum nome. 

Se ainda falta tempo para analisar o cenário de 2026, não se pode dizer a mesma coisa com relação a eleição municipal que acontece já no próximo ano. Humberto já defendeu que o partido lance candidaturas próprias em cidades grandes como Caruaru, onde chegou a se cogitar o nome da deputada estadual Rosa Amorim. No Recife, embora haja algumas resistências de figuras do PT como o deputado estadual João Paulo, o partido vai caminhar com João Campos que buscará renovar o seu mandato. Já o deputado João Paulo que sonhava em disputar novamente a Prefeitura do Recife, deve ser indicado pela legenda para disputar a Prefeitura da vizinha Jaboatão dos Guararapes.

Embora o senador Humberto Costa mostre disposição para tentar crescer o partido em Pernambuco isso não é tão recíproco. No caso de Caruaru, por exemplo, a união da esquerda se dá em torno do nome do ex-prefeito Zé Queiroz que já vem a muito colocando o bloco nas ruas. Além disso, o município deve viver uma eleição polarizada entre Rodrigo Pinheiro (PSDB) e Zé Queiroz (PDT) e deve ter uma eleição decidida já no primeiro turno. Já na cidade de Jaboatão, é bem mais fácil uma união entre a federação com o nome de João Paulo.

O PT conta hoje com a prefeita Márcia Conrado que comanda a Prefeitura de Serra Talhada e também a Amupe. No entanto, Márcia embora seja aliada do senador Humberto Costa e da senadora Teresa Leitão é também aliada da governadora Raquel Lyra com quem mantém uma excelente relação. Márcia foi inclusive quem liderou o famoso bloco que defendeu o nome de Raquel para governadora e Lula para presidente no segundo turno do ano passado. Serra Talhada é comandada pelo PT desde o ano de 2012 quando Luciano Duque foi eleito prefeito pela legenda, se reelegeu em 2016 e elegeu sua sucessora em 2020.

Aprovada - Por falar em Serra Talhada, a prefeita Márcia Conrado deve ter uma reeleição tranquila na cidade. Filiada ao PT, Márcia tem uma grande aprovação no município e contará em seu palanque com o ex-prefeito Carlos Evandro que deve muito provavelmente indicar o seu vice. 

Olinda - A possibilidade de Marília Arraes disputar a Prefeitura de Olinda pode contar com o apoio do PT e do PSB, mas Marília dificilmente voltaria para sua antiga legenda. O caminho natural seria ela disputar pelo Solidariedade que por coincidência é ainda hoje o partido do atual prefeito Lupércio que deverá apoiar sua secretária Mirela que vem tendo seu nome trabalhado para sucedê-lo.

Zé quer o PT - Enquanto o PT pensa em lançar um nome para disputar a Prefeitura de Caruaru, o ex-deputado Zé Queiroz pensa em ter o partido na sua vice para assim formar uma chapa lulista na cidade. Caso o PV, do deputado estadual Clodoaldo Magalhães decida apoiar Rodrigo Pinheiro, a federação deve travar uma batalha interna na cidade. Tendo em vista que PT, PC do B e PV são uma federação e devem marchar unidos em 2024.

Investimento - A governadora Raquel Lyra se reuniu no início da tarde de ontem com deputados estaduais na Alepe, para oficializar a entrega de Projeto de Lei do Executivo autorizando o governo estadual a captar empréstimos com garantia da União num valor de até R$ 3,4 bilhões. Segundo Raquel, a gestão estadual tem pressa para reforçar os investimentos públicos no Estado, com a realização de obras de ações importantes para a melhoria da qualidade de vida da população em áreas como segurança, saneamento e estradas.

Amupe - A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) vai realizar hoje mais uma assembleia extraordinária de prefeitos e prefeitas. Entre os assuntos que serão discutidos está a segurança nas escolas, com participação do secretário nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar, além do apoio dos municípios à não extinção da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), dentre outros. 

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Fonte:Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário