sábado, 18 de março de 2023

Paulo Câmara recebe sinal verde para assumir o Banco do Nordeste

 

Foto: Divulgação

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, decidiu suspender trechos da Lei das Estatais, o que permitiu que integrantes de partidos políticos que participaram de eleições possam assumir cargos em órgãos públicos como a direção de estatais. A decisão trouxe um efeito imediato para o ex-governador Paulo Câmara, que havia sido indicado pelo presidente Lula para o posto mas aguardava a tramitação de uma medida que flexibilizava o período de quarentena de três anos para apenas um mês.

Sediado em Fortaleza, o Banco do Nordeste existe há setenta anos e tem um faturamento anual de mais de R$ 8 bilhões. O BNB atende onze estados brasileiros, os nove da região mais Espírito Santo e Minas Gerais, que ficam no Sudeste mas têm áreas similares aos estados nordestinos, com demandas para um banco de fomento.

Auditor concursado do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, Paulo Câmara é economista e tem uma vasta carreira no serviço público, tendo ocupado as secretarias de Administração, Turismo e Fazenda nos governos de Eduardo Campos e ao longo de oito anos foi governador de Pernambuco. Futuro presidente do BNB, Paulo Câmara tem currículo e capacidade comprovada para fazer um trabalho voltado para o Nordeste, região responsável pela vitória do presidente Lula e que sempre recebeu um olhar diferenciado dos governos do PT.

Estado natal do ex-governador, Pernambuco terá no futuro presidente do Banco do Nordeste alguém que poderá realizar um olhar diferenciado para o estado, evidentemente sem preterir os outros dez estados abrangidos pelo BNB, mas indiscutivelmente sua escolha gera forte expectativa dos pernambucanos tanto para um bom desempenho a frente do Banco, como também para agilizar demandas importantes do estado para alavancar seu desenvolvimento.

Aposentadoria – Segundo jornais nacionais, o ministro Ricardo Lewandowski, do STF, revelou a interlocutores que decidiu antecipar sua aposentadoria. O magistrado completa 75 anos em maio, quando precisaria deixar o cargo pela compulsória. Ele disse a pessoas próximas querer se aposentar na última semana de abril. O ministro aguarda uma oportunidade para falar com Lula sobre sua vaga. Lewandowski, segundo os jornais nacionais, quer indicar um ex-assessor. Lula, no entanto, já tem como favorito seu advogado Cristiano Zanin.

Geraldão – Por sugestão do prefeito João Campos, o presidente Lula irá realizar o ato de lançamento  o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) na próxima quarta-feira no Geraldão. Além do PAA, Lula irá liberar recursos para construção de muros de contenção nas áreas de morro do Recife. Apoiadores do presidente se preparam para fazer uma calorosa recepção ao petista em seu estado natal.

Indicação – O presidente nacional do União Brasil, Luciano Bivar, aguardava a governadora Raquel Lyra para indicar o presidente do Porto do Recife. O nome era de José Lindoso, que já ocupou a função, porém como não teve andamento junto ao governo de Pernambuco, Bivar deverá emplacá-lo na diretoria de Administração do Banco do Nordeste.

Inocente quer saber – Quando o governo dará o start nas nomeações do segundo escalão do estado?

Fonte: Blog do Edmar Lyra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário