sexta-feira, 22 de novembro de 2019

CNM debate a importância da comunicação para a democratização da gestão pública em encontro da Amupe

20112019 encontro comunicação AmupeA democratização da informação esteve em pauta em Recife (PE) com a participação de mais de 80 assessores de comunicação, jornalistas, blogueiros e outros representantes de cidades do Estado. Promovido pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), o 3º Encontro das Assessorias de Comunicação das Prefeituras Pernambucanas trouxe palestras e oficinas sobre essa temática. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) foi representada pelo gestor de redes sociais Marco Melo, que ministrou um painel para intensificar debates referentes à Comunicação para democratização da gestão pública.
A palestra teve a finalidade de contribuir para que a comunicação municipal seja um mecanismo impulsionador de participação popular e de acesso aos serviços públicos. "Foi muito gratificante ver a interação e o compartilhamento de experiências exitosas das assessorias pernambucanas de Municípios. Compartilhar essa oficina foi um impacto social incrível. É ver de fato a missão da CNM de cumprir na ponta com uma comunicação que transforma realidades e tem o papel de mudar a vida das pessoas", frisou Melo.
O representante da CNM também mediou a abertura do evento, que teve como foco o papel das assessorias de comunicação em tempos de fake news. A mesa contou com a participação do radialista Aldo Vilela, da professora doutora em comunicação Nataly Queiroz, do blogueiro e radialista Nill Júnior e do presidente da Empresa Pernambuco de Comunicação (EPC/TV/PE), Gustavo Almeida. Os convidados contaram suas experiências sobre o fenômeno que converte a mentira em notícia.
Ações
Representando a imprensa, Aldo Vilela e Nill Júnior ensinaram métodos de checagem de fatos e deram dicas de como responder boatos disseminados nas mídias. "É interessante que, se a notícia falsa for propagada, digamos, nas redes sociais, também deve ser respondida nas redes sociais. Não se deve levar o representante da prefeitura apenas para uma rádio local e desmentir o ocorrido. Quem viu, viu nas redes sociais também", aconselhou Nill Júnior.20112019 encontro amupe Marco Melo
O presidente da EPC/TVPE, Gustavo Almeida, trouxe à tona a atual conjuntura de multiplicação de notícias falsas e pediu que os Municípios incentivem a produção de conteúdo genuíno. Por sua vez, a professora doutora em comunicação Nataly Queiroz enfatizou a importância da assessoria de comunicação ter credibilidade para saber lidar em momentos difíceis, como desmentir uma notícia falsa. Nesse contexto, ela entende que não só o jornalista de veículo deve ter credibilidade. Um exemplo citado pela palestrante foi a transparência, que deve estar em dia e ser divulgada com consciência pela assessoria.
O professor doutor em ciência política Adriano Oliveira, do departamento de ciências políticas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), ministrou uma palestra com o objetivo de demonstrar como o relacionamento sadio entre poder público, imprensa e povo pode ser decisivo para o sucesso de uma gestão. A cidade de Afogados da Ingazeira (PE) recebe o encontro na quinta-feira, 21 de novembro.
Fotos: Amupe
Fonte: Agência CNM, com informações da Amupe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário