terça-feira, 26 de novembro de 2019

Armando Monteiro aposta na “rebeldia” do Recife em 2020

Adversário do governador Paulo Câmara em 2014 e 2018, o ex-senador Armando Monteiro é considerado um dos principais expoentes da oposição em Pernambuco. Sempre muito sereno e ponderado, o líder petebista faz um prognóstico positivo sobre as chances da oposição em 2020 recorrendo ao histórico do Recife de ser “rebelde” com as estruturas de poder constituídas.
Ele lembra que em 1994 quando Miguel Arraes elegeu-se pela terceira vez governador de Pernambuco, a capital pernambucana deu vitória a Gustavo Krause naquela ocasião, que foi o adversário de Arraes. Em 2000, Roberto Magalhães era um prefeito bem-avaliado e acabou derrotado por João Paulo numa eleição atípica.
A própria eleição de 2018 para o governo de Pernambuco a capital pernambucana mandou o seu recado ao dar a Mendonça Filho a condição de mais votado para o Senado e se dependesse do Recife haveria um segundo turno entre Armando Monteiro e Paulo Câmara. Armando reconhece as postulações de Daniel Coelho e Mendonça Filho como legítimas e representativas e aposta que ambos teriam condições de liderar um processo político da oposição. Ele ainda sublinha mais dois quadros do conjunto de forças oposicionistas, que são os deputados André Ferreira e Silvio Costa Filho, igualmente credenciados para o pleito.
Outro fator que Armando lembra é o de a oposição ter dez partidos, isso é um capital político representativo que poderá beneficiar um projeto oposicionista em 2020 para enfrentar o PSB, que tem dezesseis anos no governo de Pernambuco e já passou oito na prefeitura do Recife.
Sítio – O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou suspender o julgamento do ex-presidente Lula (PT), no caso do sitio de Atibaia. O recurso de Lula será analisado nesta quarta-feira (27), pelo TRF da 4ª Região, em Porto Alegre. Não há risco de prisão para o ex-presidente, após a nova orientação do STF sobre a prisão apenas após o trânsito em julgado, mas, confirmada a senteça de condenação, fica reforçado o enquadramento de Lula na Lei de Ficha Limpa, impedindo o petista de ser candidato em 2022, como já ocorreu em 2018.
Economia – O governador Paulo Câmara anunciou, nesta segunda-feira (25), uma injeção de aproximadamente R$ 2,7 bilhões na economia pernambucana, no período de apenas um mês. Esse é o montante que o Governo do Estado vai aplicar no pagamento dos vencimentos de novembro e dezembro do funcionalismo estadual, além do 13º salário, que será pago no próximo dia 20 de dezembro. De acordo com o calendário divulgado nesta segunda, as folhas de pagamento dos meses de novembro e dezembro serão pagas nos dias 06 de dezembro e 07 de janeiro, respectivamente.  A medida trará mais robustez para o comércio local e para outros setores da economia do Estado.
Workshop – O workshop “Eleições 2020 – Saiba o que está valendo” realizado ontem na Livraria Jaqueira foi um sucesso de público e de conteúdo. O auditório ficou lotado durante quatro horas de evento com os advogados Marcelo Cumaru e Pablo Bismack e o jornalista Edmar Lyra, que abordaram diversos temas sobre as eleições municipais.
Habitacional – O prefeito Geraldo Julio entrega nesta terça-feira (26), 320 títulos de posse a famílias do Habitacional Via Mangue, no Pina. A Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia da Urbanização do Recife, realiza a entrega dos títulos de posse, na modalidade Concessão do Direito Real de Uso (CDRU) para as 320 famílias do conjunto, garantindo a regularização fundiária para essas famílias.
RÁPIDAS
Joaquim Francisco – A pré-candidatura de Joaquim Francisco a prefeito do Recife pelo PSDB tem sido bem recebida pela classe política. A avaliação geral é a de que a sua experiência servirá para qualificar o debate sobre os rumos da capital pernambucana.
Fórum – O deputado federal Túlio Gadêlha (PDT) participa, nesta semana, do Fórum das Nações Unidas sobre Empresas e Direitos Humanos, em Genebra, na Suíça. A missão oficial, sem custo à Câmara dos Deputados, será custeada pela Freedom Fund, que é uma organização mundial com o objetivo de erradicar a escravidão moderna.
Inocente quer saber – Marília Arraes está com boas chances de ser candidata a prefeita?
Fonte: Blog Edmar Lyra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário