sábado, 6 de maio de 2023

Recife tem queda nos homicídios

 

A capital pernambucana registrou 53 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) no mês passado, o que representa 11 vítimas a menos do que em abril de 2022. Em todo o Estado, as mortes violentas caíram 5% nos primeiros quatro meses deste ano.

As mortes violentas tiveram redução de 17,2% no Recife em abril de 2023, em comparação com o mesmo mês do ano passado. Houve 53 vítimas no quarto mês deste ano, enquanto que no período equivalente de 2022 foram 64. A capital de Pernambuco também fechou o primeiro quadrimestre com queda nesse tipo de crime, com -3% em relação aos quatro meses iniciais de 2022. Os casos caíram de 197 para 191.

“Já identificamos que 56% desses CVLIs têm como motivação outras atividades criminosas. Atenta a esse cenário, a Secretaria de Defesa Social, através das Polícias Civil e Militar, está reforçando as operações de prevenção e repressão não apenas aos homicídios, mas também ao tráfico de drogas e aos roubos”, disse a secretária de Defesa Social de Pernambuco, Carla Patrícia.

Em todo o Estado, os CVLIs também recuaram no período entre janeiro e abril deste ano. O total de vítimas baixou 5%, ao sair de 1.249 (primeiro quadrimestre de 2022) para 1.186. O Agreste foi a região com maior recuo no total do quadrimestre, com -12,9%, ao baixar de 307 para 269 homicídios.

Sertão com menos roubos – Em abril deste ano, 205 casos de Crime Violento contra o Patrimônio (CVP) foram comunicados à Polícia Civil de Pernambuco. Isso representa -33% em relação aos 305 casos de roubo registrados na região no quarto mês de 2022. Outra região com queda expressiva de CVPs foi o Agreste, com -14% (de 871 para 749 ocorrências). Considerando todo o Estado, houve 4.621 roubos em abril de 2023, contra 4.479 do mesmo mês do ano antecedente. Todos os dados de CVLI, por região e municípios, podem ser consultados no site da SDS.

Mais 40 recebem liberdade – O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou, ontem, a soltura de mais 40 presos pelos ataques golpistas do 8 de janeiro às sedes dos três Poderes em Brasília. Parte dos acusados vai responder em liberdade por crimes como golpe de estado, incitação ao crime e associação criminosa armada. Ao todo, o ministro concedeu liberdade a 26 homens e 14 mulheres. Com isso, ainda permanecem presos 253 acusados. Moraes havia concluído em março a análise dos pedidos de liberdade, mas passou a avaliar os recursos das defesas.

Lula de volta à articulação – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve se reunir, na próxima semana, com parlamentares da base aliada no Congresso. Segundo ministros do Palácio do Planalto ouvidos pelo blog da Ana Flor, o encontro deve representar o retorno de Lula ao centro das articulações políticas. A expectativa é que o presidente afine todas as arestas levantadas por parlamentares nas últimas semanas.

Igualdade salarial – A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que torna obrigatória a igualdade salarial entre homens e mulheres quando exercerem atividades de igual valor ou mesma função. O empregador que descumprir a lei terá de pagar multa equivalente a dez vezes o valor do novo salário devido. Em caso de reincidência, será aplicada a multa em dobro. Mesmo com pagamento da multa, a pessoa discriminada pode ingressar com pedido de indenização por danos morais.

Carinho pelo Brasil – A embaixadora do Reino Unido em Brasília, Stephanie Al-Qaq, postou, ontem, uma foto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da primeira-dama, Janja da Silva, sendo cumprimentados pelo rei Charles III, da Inglaterra, durante jantar no Palácio de Buckingham. Al-Qaq disse que o cumprimento é prova do carinho do rei pelo Brasil e pelos brasileiros. Lula e Janja foram convidados, junto com outras delegações estrangeiras, para o jantar na residência da monarquia britânica. Hoje, eles vão assistir à coroação de Charles III.

CURTAS

MULTA – A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) aplicou, na última quarta-feira, multa no valor de R$ 100 mil à Prefeitura do Paulista, município da Região Metropolitana do Recife, pelo descumprimento da ordem de embargo de uma obra localizada no bairro de Engenho Maranguape. No local, foram flagrados desmatamento e aterro do manguezal para a realização de limpeza de vegetação nativa e desassoreamento do rio Timbó.

BIOMETRIA – O município de Abreu e Lima voltou a realizar o cadastramento biométrico. O atendimento ao público acontece no Cartório Eleitoral de Abreu e Lima – Avenida Duque de Caxias, 439 – Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, mediante agendamento pelo site do TRE-PE no endereço https://www.tre-pe.jus.br/eleitor/solicitar-agendamento.

Perguntar não ofende: Quando a população do Estado vai ver na prática a queda dos homicídios?

Fonte: Blog do Magno Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário