quinta-feira, 6 de abril de 2023

Rodrigo Farias sai contra a privatização da Compesa e defende ampliação da Tarifa Social da Água

 (Foto: Sandy James/DP)
Foto: Sandy James/DP

Em seu primeiro mandato como deputado estadual, e membro da bancada de oposição à governadora Raquel Lyra (PSDB) na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Rodrigo Farias (PSB) visitou a Redação do Diario de Pernambuco na semana em que começa a tramitar na Casa de Joaquim Nabuco o projeto de lei - de sua autoria - da Tarifa Social da Água.

Aliado de primeira hora do ex-governador Paulo Câmara (sem partido), o socialista atuou como secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco e na chefia do gabinete do ex-prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB).

Rodrigo conversou com a reportagem sobre os primeiros meses de gestão da governadora Raquel Lyra (PSDB) e ainda analisou os desafios da produção do polo têxtil na região do Agreste do estado.

Tarifa Social da Água 
"Estamos tentando justamente fazer um projeto único, com um único critério, que é o de buscar a inscrição no CadÚnico. Quem está inscrito no Cadúnico, que é um cadastro reconhecido pela Compesa e usado em várias plataformas, tem a comprovação de que ocupa uma condição de dificuldade. Ou seja, o que queremos é acabar com todos os critérios subjetivos de condições de casa, de condições de rua, com a burocracia. Um critério único para que todo mundo que tenha acesso a esse benefício."

Privatização da Compesa
“Eu sou contra. [...] O serviço de água tem que ser feito pelo Estado, e acho que o Estado não aguenta pagar a conta de todos, mas a água é um bem essencial. Eu tenho escutado conversas, inclusive dentro lá da Casa [Alepe], mas efetivamente ainda não teve nenhum movimento.”

Polo Têxtil
“Hoje, [o município de Surubim] tem um polo têxtil muito forte. [...]  No ano passado, a gente conseguiu, ainda com o governo do estado, uma grande reforma lá na parte da feira de frutas, uma obra de quase R$ 3 milhões. A gente conseguiu, também, uma estrada que está sendo feita para ligar Surubim a Cumaru.”

Paulo Câmara
“O ex-governador Paulo Câmara deixou o estado numa condição financeira muito melhor do que muitos estados deixaram por aí. [...] Eu acho que Paulo vai fazer um grande trabalho [à frente da presidência do Banco do Nordeste], ele tem um currículo exemplar. Paulo Câmara é muito responsável. Acho que a grande marca do governo dele é essa responsabilidade que ele tem.”

Raquel Lyra
"Eu sou do PSB, um partido de oposição. Não fui convidado para conversar com ela, mas a gente vê na Casa [Alepe] que ela começou a conversar individualmente com deputados, e aí não sei como está sendo esse diálogo. A gente participou da conversa coletiva com os deputados e ela disse que estava disponível para quem quisesse ter uma conversa individual, mas até agora a gente não recebeu o convite. Eu tenho o meu lado, o meu partido, mas a gente foi eleito para defender os interesses do povo de Pernambuco, assim como sei que ela também foi eleita democraticamente.

[...] Acho que ela cometeu muitos equívocos nestes 100 dias. [...] Penso que isso vem muito do processo mal conduzido da transição.”

Fonte: Diário de PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário