quarta-feira, 19 de abril de 2023

Raquel inicia visita aos municípios pelo sertão

 

A governadora Raquel Lyra (PSDB) inicia hoje uma série de rodada de visitas aos municípios pernambucanos. É a primeira vez que a tucana, durante o seu mandato, cumpre uma extensa agenda fora do Palácio das Princesas com um conjunto de municípios. Os municípios escolhidos por Raquel são Caruaru, Arcoverde, Serra Talhada e Sertânia. A visita ocorre justamente após os cem dias iniciais de sua gestão e trazem um formato de contato com a população e também com os gestores municipais. 

Em uma de suas agendas, no dia 20, Raquel Lyra vai se reunir com os prefeitos do sertão pernambucano. Esta reunião já aconteceu em outra oportunidade no Palácio do Campo das Princesas quando a governadora pediu que fossem elencadas três obras para cada município. A reunião acontece na cidade de Serra Talhada que é governada pela petista Márcia Conrado que é presidente da Amupe e aliada de Raquel Lyra.

Se de um lado a visita de Raquel aos municípios significa uma aproximação da administração estadual com os municípios, também pode significar um tom político visto que a tucana projeto demarcar espaço visando às eleições municipais de 2024. Raquel está no seu primeiro mandato e sabe que vai precisar de palanques fortes na eleição seguinte e para isto vai precisar que muitos aliados seus se saíam bem nas eleições municipais. Além disso, a governadora inicia sua visita justamente pelo sertão onde o seu resultado eleitoral em 2022 não foi tão satisfatório. 

De olho - Sem emplacar nenhum nome até o momento no Governo de Pernambuco, o grupo dos Coelhos que hoje é liderado por Miguel Coelho não está nada satisfeito com o tratamento dado por Raquel Lyra. "A governadora chegou a contemplar a ala do União Brasil ligada ao deputado federal Luciano Bivar que até recentemente fazia oposição a ela, mas não tem tido o mesmo tratamento com os seus aliados da outra ala do partido" disse uma fonte ao Blog.

Inelegível - A Câmara Municipal de Palmares rejeitou ontem as contas do ex-prefeito Altair Junior (MDB) por 14 votos contra 1.  As contas são referentes ao ano de 2017, primeiro da gestão do ex-prefeito. Altair foi derrotado no pleito de 2020 pelo atual prefeito Junior de Beto. Com essa decisão, o ex-prefeito está a um passo de se tornar inelegível. 

De olho II - Além de ter aberto às portas do Palácio para o grupo de Bivar, Raquel Lyra também acolheu uma série de indicações do PL, partido de Anderson Ferreira que ficou neutro na disputa pelo Governo em 2022. Embora a insatisfação seja a palavra do momento, o grupo de Miguel Coelho ainda espera uma sinalização de Raquel para discutir espaços na gestão.

Escolas - A governadora Raquel Lyra participou ontem de uma reunião com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para discutir a elaboração de políticas públicas para segurança no ambiente escolar. No encontro, que também contou com a presença de autoridades do Judiciário e do Legislativo, além de ministros, governadores e prefeitos, foi anunciado um pacote de ações integradas para prevenir casos de violência nas escolas. Haverá um apoio federal de R$ 3,1 bilhões a serem transferidos para estados e municípios.

Turismo - O município de Garanhuns, no agreste pernambucano, foi reconhecido mais uma vez pelo Mapa do Turismo Brasileiro. O programa é um instrumento do Governo Federal que reúne municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e identifica necessidades de investimentos e de ações para a promoção do setor em cada região. O município conhecido por seu turismo havia ficado de fora do Mapa Federal em 2020.

Apoio - O prefeito de Altinho, Orlando (PSB), fechou parceria com o deputado estadual e presidente da Alepe, Álvaro Porto. Sem deputado estadual de mandato, Orlando fechou a parceria para 2024 quando vai apresentar o nome de Dr. Júlio Tiago para sucedê-lo bem como para 2026.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Fonte:Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário