quarta-feira, 12 de abril de 2023

Paralisação do Estado é real

 

Não foi por acaso que 49% dos pernambucanos ouvidos pela pesquisa do Opinião revelaram que o Estado está parado e outros 15% afirmaram que está andando para trás. Alguns empresários me enviaram, ontem, relatos que confirmam essa paralisação por obra da própria governadora.

Diz respeito a um grande número de obras paralisadas, principalmente estradas iniciadas no Governo passado. Um desses construtores me disse que foi penalizado com mais de R$ 8 milhões em obras que venceu em licitações e já homologadas. “O atual Governo ameaça cancelar e não assinar nossos contratos”, disse.

Segundo ele, as obras que concorreu e saiu vitorioso estão distribuídas em seis municípios: São Lourenço da Mata, Nazaré da Mata, Itamaracá, Cumaru, Tamandaré e Panelas. “Isso, fora o que tenho para receber de obras executadas e em fase de conclusão. Como vamos pagar nossos fornecedores? Teremos que demitir nossos funcionários?”, questiona.

O Governo, segundo um outro empresário, que está ameaçado de perder quatro grandes obras, suspendeu obras em andamento e licitadas sob a alegação de que não tem dinheiro em caixa. “O interessante é que para empresa da panelinha, isso não vai acontecer. Agora, a maioria sai prejudicada. Funcionários demitidos, no olho da rua, sem amparo. A população perde de forma significativa, pois são obras de pavimentação e uma CAP (acolhimento de idosos)”, disse um outro empreiteiro.

Prefeitos prejudicados – Outra confirmação da paralisação do Estado está em diversos municípios, do litoral ao Sertão. Há 40 dias, a governadora cancelou vários convênios com prefeituras cujas obras estavam em andamento, inclusive atingindo gestores que apoiaram a candidatura dela no segundo turno. Além de cancelar, a tucana exige a devolução dos recursos saídos do tesouro estadual pelo ex-governador Paulo Câmara.

Briga à vista – O prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino (PSB), vai botar os pés amanhã na Fundarpe para discutir o modelo do Festival de Inverno deste ano na cidade. Evento mais concorrido do município, que enche hotéis e faz a economia girar, o chamado FIG depende da liberação de muita grana para pagar as atrações musicais e pode resultar numa contenda política: o líder do Governo na Alepe, Izaías Régis (PSDB), ex-prefeito, é inimigo figadal de Sivaldo.

Como vai agir – Mas não depende da boa vontade do presidente da Fundarpe. Depende da governadora, que sabe que seu líder é candidato a prefeito de Garanhuns e não tem nenhum interesse em encher a bola do prefeito. Sivaldo é do PSB, partido que a governadora já militou quando aliada de Eduardo Campos, mas hoje não tolera.

Bivar reage – Presidente nacional do União Brasil, o deputado Luciano Bivar reagiu, ontem, à debandada de cinco deputados filiados ao partido no Rio de Janeiro e ligados à ministra do Turismo, Daniela de Vaguinho. Não aceitou o argumento de perseguição e disse que se saírem perderão seus mandatos. E Daniela, o Ministério.

Caiu fora – Incluído na lista dos confirmados, o deputado pernambucano Túlio Gadelha, da Rede, cancelou, de última hora, sua presença na delegação do presidente Lula à China. Lula levou mais de 20 parlamentares, entre eles quatro de Pernambuco: Dudu da Fonte e Lula da Fonte, seu filho, ambos do PP, Iza Arruda, do MDB, e Maria Arraes, do Solidariedade, Renildo Calheiros, do PCdoB, e Pedro Campos, do PSB.

CURTAS

ESCOLAS – O governo de Pernambuco criou um número exclusivo para denúncias e comunicação de emergências escolares. Por meio do telefone 197, disponível 24 horas por dia, poderão ser comunicados suspeitas e atos violentos. A ferramenta pode ser usada por estudantes, responsáveis e professores.

RACISMO – O prefeito de Olinda, Professor Lupércio (Solidariedade), denunciou ter recebido mensagens com conteúdo racista de um seguidor em sua página no Instagram. O gestor registrou um boletim de ocorrência na Secretaria de Defesa Social (SDS) e disse que pretende levar o caso adiante, para que outras pessoas não passem por algo semelhante.

Perguntar não ofende: Quando o Estado vai começar a andar na era Raquel?

Fonte: Blog do Magno Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário