O Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) possui uma página com informações sobre todas as eleições já realizadas no país a partir da criação da Justiça Eleitoral (JE), em 1932. O projeto, que fez parte das comemorações dos 90 anos da JE, celebrados em 2022, reúne dashboards com gráficos, mapas e tabelas contendo os resultados das eleições gerais ocorridas em períodos anteriores ao voto eletrônico no Brasil.
Na página, podem ser acessados painéis com informações sobre os pleitos realizados entre os anos de 1933 e 1990. Basta selecionar a eleição sobre a qual deseja pesquisar e clicar em “Resultados”.
Além dos resultados, os painéis trazem também conteúdos sobre eleitorado, votação e legislação da época, e as pesquisas podem ser adaptadas de acordo com a preferência do usuário. A partir de 1994, as consultas já podem ser realizadas e importadas para planilha diretamente pela página. Esses dados também estão nas estatísticas eleitorais do TSE.
O novo formato atende a demandas de usuários do Portal do TSE que relataram dificuldades para fazer uso dos dados brutos publicados no site, o que exige conhecimentos de técnicas mais sofisticadas de leitura e análise de dados.
Os dados podem ser acessados e visualizados nesses painéis interativos ou ainda em planilhas disponíveis no Portal de Dados Abertos do TSE.
Candidatos eleitos e cronologia das eleições
A página dispõe também de um sistema que possibilita a consulta às informações sobre os candidatos eleitos no Brasil entre 1945 e 1990. Os dados foram obtidos por meio de registros históricos e apresentam o nome do candidato eleito, o partido, o número de votos que obteve, a unidade federativa e o ano da eleição.
Na aba Cronologia das Eleições, são apresentadas tabelas com informações sobre os pleitos ocorridos no Brasil a partir do ano da criação da Justiça Eleitoral. Elas trazem registros sobre cargos eletivos de cada eleição, data de realização e forma do pleito, bem como observações sobre plebiscitos e referendos.
Solicite sua pesquisa
O TSE também possibilita a qualquer pessoa acessar um acervo de documentos relacionados às eleições do Brasil desde 1945. Para isso, é necessário fazer solicitação mediante formulário e assinalar as informações às quais deseja ter acesso.
O prazo para atendimento das pesquisas inicialmente pode se dar em até 20 dias, prorrogável para mais 10, conforme a solicitação. O tempo para resposta está em conformidade com a Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011), regulamentada pela Resolução TSE nº 23.435/2015.
Fonte :TSE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário