sábado, 1 de abril de 2023

Frente pelo Brasil

 

O ex-ministro e ex-candidato ao Senado Gilson Machado, o deputado estadual Coronel Alberto Feitosa e os deputados federais Coronel Meira e Pastor Eurico, todos filiados ao Partido Liberal, representaram, mais uma vez, a ala bolsonarista de Pernambuco, na última quinta-feira, em Brasília.

O quarteto esteve ao lado do presidente nacional do PL, Waldemar Costa Neto, e do ex-presidente Jair Bolsonaro nos principais momentos do retorno dele ao Brasil. Eles acompanharam Bolsonaro desde o desembarque dele no Aeroporto Internacional de Brasília até a coletiva de imprensa na sede do partido.

Durante o período eleitoral no último ano, enquanto Gilson foi o coordenador da campanha de Bolsonaro no Nordeste, Feitosa, Meira e Eurico eram os nomes de Pernambuco com maior representatividade da direita e dos conservadores, no Estado.

Segundo fontes em Brasília, o resultado desta parceria, que resistiu ao afastamento do ex-presidente, que passou três meses nos Estados Unidos após o resultado das eleições, ainda vai render frutos no cenário político que se desenha agora.

O grupo se unirá ao novo projeto de Bolsonaro, a “Frente Pró Brasil”. “Eu não voltei para liderar a oposição, voltei para construir uma Frente Pró-Brasil”, disse o ex-presidente em uma de suas falas na sede do PL nacional, na quinta-feira, em Brasília.

Bolsonaro envolvido no caso das joias – A Polícia Federal (PF) encontrou “indícios concretos” do envolvimento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na tentativa de reaver as joias da Arábia Saudita. O presente, avaliado em R$ 16,5 milhões, foi retido pela alfândega da Receita Federal no aeroporto de Guarulhos, em outubro de 2021, após um membro da comitiva do ex-ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque entrar no país sem declarar os itens luxuosos. A defesa de Bolsonaro nega qualquer irregularidade e diz que o ex-presidente nunca “pretendeu locupletar-se ou ter para si bens que pudessem, de qualquer forma, serem havidos como públicos”.

Pacheco nega a Lira sessão do Congresso – O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), respondeu, ontem, ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que é uma “ordem” cumprir a regra estabelecida pela Constituição sobre a tramitação de medidas provisórias (MPs). Lira enviou um ofício a Pacheco pedindo que o senador se “digne” a levar a discussão ao plenário do Congresso, formado por deputados e senadores. Contudo, o presidente do Senado negou essa possibilidade e classificou como “dispensável” sessão conjunta para debater o tema.

Lula confirma ida à China – O Palácio do Planalto confirmou para 11 de abril a visita de Estado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à China. A ida de Lula, que deveria ter ocorrido essa semana, foi suspensa depois do diagnóstico de uma pneumonia leve. Por causa disso, o presidente permaneceu em repouso no Palácio da Alvorada, residência oficial, ao longo dos últimos dias. Em uma postagem nas redes sociais, na noite de ontem, Lula se disse “plenamente recuperado” e prometeu retomar a agenda de trabalho no Palácio do Planalto, na próxima semana.

Guerra interna na Rede – O partido Rede Sustentabilidade vive um clima de guerra na sua política interna em Pernambuco. Desde que o deputado Túlio Gadelha ingressou na legenda, esse clima piorou durante o processo eleitoral de 2022, quando o parlamentar ditou a dinâmica de escolha dos candidatos, deixando alguns nomes de fora da disputa. Além da questão da distribuição dos recursos financeiros do fundo eleitoral, que foi tema de muitas críticas, rompimentos e insatisfações de diversos candidatos também aconteceram. Segundo membros do partido, com a vitória eleitoral de Túlio para seu segundo mandato como deputado federal, com mais de 134 mil votos, os problemas sobre a democracia interna do partido só se acentuaram.

Parque da Jaqueira – O vereador do Recife Tadeu Calheiros (PODE) está com uma campanha pública para cobrar a disponibilização de uma equipe de saúde para o posto instalado no Parque da Jaqueira, Zona Norte da capital pernambucana. O parlamentar destaca que o espaço é o segundo maior parque da cidade, onde milhares de pessoas transitam diariamente para a prática de atividades físicas, e a falta desses profissionais – bem como a ausência de um Desfibrilador Externo Automático (DEA) – oferece risco em caso de acidentes e/ou problemas de saúde no local. Calheiros já apresentará requerimentos e um Projeto de Lei na segunda-feira cobrando essas intervenções.

CURTAS

HOMENAGEM À FOLHA – O deputado Sileno Guedes (PSB) é autor de um requerimento que propõe a realização de um grande expediente especial na Assembleia Legislativa (Alepe) em homenagem à Folha de Pernambuco, que celebra 25 anos nesta segunda-feira (3). A iniciativa, prevista para 20 de abril, às 10h, terá o objetivo de exaltar a relevância do jornal.

PAIXÃO DE CRISTO – Começa hoje a temporada 2023 da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém. Considerado o maior espetáculo ao ar livre do mundo, a Paixão de Cristo está com ingressos à venda para os dias do evento que será realizado de 1º a 8 de abril em 2023, durante a Semana Santa. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria virtual, no site oficial.

Perguntar não ofende: Bolsonaro ainda tem força política para liderar a oposição?

Fonte: Blog do Magno Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário