quinta-feira, 2 de março de 2023

PSB prepara lideranças para marcar presença em disputas municipais de 2024

 

A campanha de 2024 para as prefeituras de Pernambuco pode fazer que o PSB, hoje o maior partido de oposição ao governo Raquel Lyra, precise de um esforço maior para manter o controle de algumas prefeituras pelo estado. A prioridade no partido é sem dúvida alguma a reeleição do prefeito João Campos (PSB) que já conta hoje com índices bastante confortáveis para disputar o cargo novamente. João poderia ser a liderança do partido a correr trecho ajudando aliados pelo interior, tendo em vista se tratar do nome natural da legenda para concorrer ao Governo em 2026. 

No entanto, o prefeito está numa situação complicada para percorrer o estado ajudando aliados: ele também será candidato e isso exigirá uma presença ainda maior na capital. Caso João Campos saísse do Recife para pedir votos em campanhas para os seus aliados, a sua própria campanha poderia sofrer alguns abalos. No entanto, não está descartada uma presença de João Campos na fase de pré-campanha e organização do partido para às eleições. Como o planejamento de aliados é de uma vitória de João Campos já no primeiro turno, ele estaria livre para ajudar quem fosse disputar o segundo turno nas cidades maiores.

Outro nome que está sendo lembrado para cumprir o papel de se fazer presente nos municípios é o deputado federal Pedro Campos (PSB), irmão de João e que assumiu recentemente o mandato na Câmara Federal. No entanto, Pedro hoje está sendo incentivado a entrar na briga pelo comando da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes. O jovem tem sido bastante presente na cidade, mas ainda não comentou sobre a possibilidade de entrar na disputa por lá, onde hoje o prefeito Mano Medeiros do PL é o favorito na disputa. 

Algumas pessoas do PSB acreditam que a melhor forma de coordenar a campanha de 2024 é com João Campos ajudando na organização do partido para a disputa e durante a campanha propriamente dita, Pedro Campos assuma o papel de levar a mensagem de apoios pelo estado. 

Ponto para o PSB - Pernambuco teve a menor Razão de Mortalidade Materna do país em 2021, durante a pandemia da Covid-19. O indicador, que computa óbitos relacionados a complicações na gravidez até o puerpério (período de até 42 dias após o parto), é o mais importante para mensurar a qualidade da assistência à saúde prestada às mulheres e é mais uma demonstração do impacto positivo do trabalho do PSB à frente do Governo de Pernambuco.

Com Lula -  Márcia Conrado (PT), se reuniu ontem com o presidente Lula e o ministro  de Relações Institucionais, Alexandre Padilha. No encontro, a prefeita enfatizou a necessidade da retomada das obras do Residencial Vanete Almeida. O deputado federal Fernando Monteiro (PP) intermediou o encontro e também participou da agenda.

Gesto - A presença de políticos nas disputas municipais é um gesto importante que sempre existiu. Em muitas eleições, a presença de Eduardo pedindo votos para seus candidatos chegou a decidir a eleição tendo em vista o respeito e admiração que os pernambucanos tem pela sua figura de político e de gestor. 

Ausência - No entanto, nas eleições de 2016 e 2020, o governador Paulo Câmara preferiu ficar ausente das disputas municipais. Em 2016, quem fez o papel de correr o estado levando a mensagem do partido foi João Campos que na época era chefe de gabinete do governador.  Em 2020, a pandemia fez com que eventos de grande porte não acontecessem.

Miguel na área - O ex-candidato a governador Miguel Coelho (União Brasil) também pretende percorrer Pernambuco para reeleger e até mesmo ampliar o número de seu grupo político. Em recente entrevista, Miguel disse que irá trabalhar em 2024 para eleger mais de vinte e cinco prefeitos de seu grupo. Vale lembrar que logo em seguida teremos uma disputa ferrenha pelas duas vagas de senadores que estarão em jogo.

Anderson Ferreira - Quem também já está trabalhando no fortalecimento do seu partido, o PL, e o ex-candidato a governador Anderson Ferreira. Ele viajou ontem para Brasília onde participa de reuniões ao lado de Valdemar da Costa Neto para debater sobre a participação do PL nas eleições de 2024. A meta de Anderson Ferreira é de crescer ainda mais o número de prefeitos da legenda no estado.

Vitória - Aliados da governadora Raquel Lyra (PSDB) conseguiram uma importante vitória na votação das comissões na Assembleia Legislativa de Pernambuco. O deputado Antonio Moraes (PP), vai presidir a Comissão de Constituição, Legislação e Justiça, Débora Almeida (PSDB) vai presidir a Comissão de Finanças, Orçamento e Tributação e o deputado Joaquim Lyra vai presidir a Comissão de Administração Pública do Legislativo.

Débora Almeida - A Deputada Débora Almeida, Líder do PSDB na Assembleia foi a escolhida, por unanimidade, como a Presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Tributação. Trata-se da primeira mulher na história da Assembleia Legislativa de Pernambuco que assume tal protagonismo frente a citada Comissão Permanente.

Gilmar Junior - O Enfermeiro, ativista nas causas da saúde, e deputado estadual Gilmar Júnior (PV), integra a recém-criada Frente de Saúde Mental da Assembleia Legislativa de Pernambuco. O objetivo do colegiado de parlamentares é fortalecer e ampliar os debates sobre o tema e sobre a política de assistência manicomial, questões relacionadas à internação de pacientes. 

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Fonte:Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário