quinta-feira, 23 de março de 2023

LULA assina acordo de gestão compartilhada de FERNANDO DE NORONHA; confira os detalhes

Presidência

Ricardo Lewandowsky, ao fundo, veio ao Recife testemunhar acordo, depois de decisão do STF. Briga começou em 2021, revelada pelo Blog de Jamildo - FOTO: Presidência

Nesta quarta-feira (22), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve no Recife para um almoço oferecido pela governadora Raquel Lyra (PSDB).

Na ocasião, Lula assinou o acordo de gestão compartilhada de Fernando de Noronha, onde Estado e União passam a tomar conta do Arquipélago, que é patrimônio mundial:

“Agora vamos tratar de juntos, Brasil e Pernambuco, cuidar com carinho de Fernando de Noronha”, disse Lula à imprensa.

 

Hesiodo Goes/DIVULGAÇÃO
A governadora Raquel Lyra recebeu Janja e o presidente Lula no Palácio do Campo das Princesas - Hesiodo Goes/DIVULGAÇÃO

O acordo finaliza a disputa judicial no Supremo Tribunal Federal (STF), onde a União reivindicava o domínio sobre o conjunto de ilhas, que foi declarado pela Unesco Patrimônio Natural Mundial, além de ser uma área de proteção ambiental.

O ministro da Suprema Corte, Ricardo Lewandowski, esteve presente durante a homologação e afirmou que, a partir de agora, "inauguramos uma era de diálogo e harmonia":

"Encerramos uma era de litígio e inauguramos uma era de diálogo e harmonia".

Jorge Messias, advogado-geral da União, informou que o acordo estabelece marcos para a preservação de Fernando de Noronha, gestão urbana e o retorno de investimentos do Estado, da União e de órgãos de proteção na ilha.

“Além de histórico, hoje é um dia simbólico porque estamos devolvendo Fernando de Noronha a Pernambuco pelas mãos de um pernambucano. Só a sua sensibilidade para nos liderar e, a partir do diálogo e conciliação, ter de fato conseguido um acordo tão importante para o meio ambiente, para a agenda federativa e de defesa do patrimônio da União”, finalizou o AGU.

LULA chega ao PALÁCIO DO CAMPO DAS PRINCESAS, em RECIFE

Ricardo Lewandowsky, ao fundo, veio ao Recife testemunhar acordo, depois de decisão do STF. Briga começou em 2021, revelada pelo Blog de Jamildo - FOTO: Presidência

Fonte: Blog de Jamildo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário