quarta-feira, 1 de março de 2023

A estratégia do Governo para evitar ser derrotado nas comissões

A articulação política do Governo agiu fortemente ontem para esvaziar as reuniões que elegeriam os presidentes das Comissões de Constituição, Legislação e Justiça; Finanças, Orçamento e Tributação; e Administração Pública.

O sinal mais claro foi dado pela deputada Débora Almeida que chegou assinar a presença e depois não apareceu mais na reunião. Dando margem para pedir a verificação de quórum e por consequência adiar a votação devido seu posto de titularidade. O vice-líder do Governo, deputado Joãozinho Tenório fez o mesmo movimento na comissão de Administração. 

Na CCLJ, a mais importante da Casa , o objetivo do Governo é emplacar o deputado Antônio Moraes (PP), como presidente. Porém, a Oposição está sinalizando para o deputado Waldemar Borges (PSB) para marcar território e deixar as pautas do Palácio dentro das rédeas. 

A sinalização do Palácio para a Comissão de Administração Pública é em torno do deputado Joaquim Lira (PV), mas Coronel Alberto Feitosa corre por fora para se viabilizar. Para finalizar a tríade das comissões mais importantes,  Finanças, Orçamento e Tributação, a governadora quer sua aliada de primeira hora, a deputada Débora Almeida (PSDB), como presente, porém o União Brasil já está se articulando para emplacar o deputado Antônio Coelho.

Os deputados governistas fizeram um movimento estratégico e ganharam mais um dia para que o Governo trabalhasse. As eleições foram remarcadas para hoje. Um entendimento havia sido costurado ainda no encontro dos líderes, mas a proposta foi rejeitada pelo Governo. Resta saber se essas 24 horas serviram para reverter o cenário.

OPOSIÇÃO - O bloco da Oposição tem a nova líder, como está coluna antecipou, a deputada estadual Dani Portela (PSOL) recebeu a missão após união entre seu partido e o PSB.   A escolha de Dani foi estratégica e acertada por seus predicados como parlamentar. 

FRASE DO DIA: “A oposição é um instrumento de fortalecimento da democracia e da independência entre os poderes. Assumo esse desafio com responsabilidade e o compromisso de fazer um enfrentamento sério e propositivo, visando o melhor para Pernambuco”, disse Dani Portela, ao assumir liderança da Oposição na Alepe. 

CHIADEIRA - Os deputados do PSB, Sileno Guedes e Waldemar Borges criticaram mais um adiamento para votar à presidência das comissões. “É algo que prejudica a população pernambucana, que conta com o andamento das proposições que tramitam aqui”, avaliou Sileno Guedes, que também preside o PSB no Estado. 

RÁPIDAS 

CAPITAL…- Em Brasília, a governadora Raquel Lyra pediu a conclusão do Ramal Suape-Salgueiro da Ferrovia Transnordestina. Ela teve encontro com o ministro dos Transportes, Renan Filho, e com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Ele segue em Brasília em mais agenda e desta vez vai falar sobre o metrô do Recife. 

…FEDERAL - Quem também está em Brasília é a prefeita de Serra Talhada e recém-empossada na presidência da Amupe, Márcia Conrado (PT). Ela teve um encontro com a ministra Simone Tebet para debater a questão do censo de 2020 que ainda não acabou. 

PINGA-FOGO: O Governo vai consegui emplacar seus aliados nos comandos das comissões?

Fonte: Blog do Elielson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário