O senador Humberto Costa (Para), que coordenou ainda na campanha todo o programa de governo de Lula para a saúde, assumiu também a coordenação desta área na transição. A estratégia de Humberto foi reunir todos os ex-ministros da pasta, assim como ele, para receber as informações do Governo Bolsonaro e preparar o caminho para o futuro auxiliar de Lula. Participam da equipe Arthur Chioro, Alexandre Padilha e José Gomes Temporão.
Na política, Humberto é quase um coringa na manga de Lula. Seus gestos, ainda na pré-campanha, de abdicar de uma candidatura ao Governo, e no segundo turno por ter sido a voz da unidade do PT em Pernambuco para apoiar Marília Arraes, poderão ser levados em conta agora para assumir uma pasta. O que pesa contra ele é o pensamento de Lula em não quer perder nenhum dos seus quadros orgânicos no Senado, pelo formato mais conservador que a Casa saiu das urnas. No Senado, o pernambucano poderá servir melhor ao Governo, mas ainda não pode ser descartado no primeiro escalão.
Por fim, Humberto Costa é de longe a pessoa mais próxima do presidente eleito que faz política em Pernambuco. Se esse protagonismo dado pelo líder mor do PT não tiver efeitos hoje, poderá ser colhido na próxima eleição estadual, ou até daqui a dois anos no Recife, mesmo achando que o PSB não vai abrir mão de unir a esquerda na única capital que governa.
DIA V - Está sendo estudada pela equipe de Transição a possibilidade de nos primeiros 50 dias de Governo fazer um “DIA V”, que na verdade seria um período, com campanhas fortes de vacinação. Humberto vem defendendo a ampliação de recursos para o SAMU, Brasil Sorridente, Farmácia Popular e Mais Médicos para os profissionais brasileiros.
LEALDADE – Foi o que cobrou o ex-governador João Lyra Neto ao prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, durante entrevista à Rádio Jornal. O pai da governadora eleita Raquel Lyra falou do surgimento de novas lideranças políticas em Caruaru e cobrou do prefeito lealdade. “Rodrigo Pinheiro tem tudo para cumprir as metas que Raquel assumiu juntamente com ele, na eleição e reeleição.. Ele tem que cumprir o que está escrito, e tem que ser solidário com Raquel acima de tudo para se credibilizar perante a população de Caruaru”, disse, citando o próprio exemplo na sucessão de Eduardo Campos, em 2014.
PRESIDENTE – O deputado estadual Diogo Moraes (PSB) foi eleito ontem para presidir a União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). O socialista já estava na comissão que dirigia o órgão e agora assume o posto máximo. Ele também foi responsável por toda a organização do Congresso em Pernambuco.
RÁPIDAS
GOVERNADORA – Até a próxima semana, Luciana Santos (PCdoB) estará no comando do Estado. A transmissão do cargo foi feita ontem, pelo governador Paulo Câmara, que fará uma viagem à Cuba. A governadora em exercício deverá aproveitar os dias mantendo uma agenda mais ideológica e sinalizando para a base do seu partido no Estado.
REPERCUSSÃO – O Entre Agendas com o governador Paulo Câmara (PSB) foi bastante comentado no meio político. Quero agradecer às dezenas de mensagens nos cumprimentando. O governador respondeu tudo e revelou que, mesmo com o perfil técnico, a política entrou em suas veias.
TENSÃO – A fala do presidente eleito Lula sobre economia agitou o mercado financeiro. Para aliados, o presidente eleito escorregou feio e poderia ter evitado falar temas que só precisam ser debatidos ao assumir o Governo.
PINGA-FOGO: Lula fez a primeira lambança ou foi mal calculado?
Fonte: Blog do Elielson.
Nenhum comentário:
Postar um comentário