quarta-feira, 30 de novembro de 2022

Paulo Câmara entra no radar de Lula também para a CGU

 

Foto: Ricardo Stuckert

Prestes a concluir seu mandato como governador de Pernambuco, Paulo Câmara está cada vez mais forte para estar na equipe de Lula. Prova disso foi a transição ter a presença de nomes ligados ao governador como Fernandha Batista e Décio Padilha, que estão contribuindo com a criação do novo governo que se inicia em janeiro.

Além de uma possível indicação do PSB para uma função no governo federal, Paulo Câmara também conta com a possibilidade de integrar o governo na cota pessoal do presidente Lula. A pasta de Ciência e Tecnologia continua em evidência e existem chances reais de o governador ser o escolhido para a função, mas também a alternativa de ser o comandante da Controladoria Geral da União ganhou força nos últimos dias, uma vez que Paulo Câmara demonstrou capacidade de gestão tanto nas três secretarias do governo Eduardo Campos, Administração, Turismo e Fazenda, e após oito anos comandando o governo de Pernambuco.

O governador ganhou a confiança de Lula na relação que estiveram nos últimos meses, não só pelo perfil conciliador, mas também por ter sido um gestor público comprometido com a eficiência e com a capacidade de fazer entregas mesmo durante um período desafiador em que ocupou a função mais importante do estado de Pernambuco.

O gesto feito pelo governador, quando abdicou de disputar um mandato em prol da aliança entre PT e PSB que indicou Teresa Leitão para o Senado, foi anotado por Lula, que considerou uma atitude diferenciada em prol do projeto maior que era levar o petista ao Palácio do Planalto, o que fez Paulo crescer na contabilidade do presidente eleito.

Posse – O Colégio de Procuradores de Justiça empossou, na manhã desta terça-feira (29), o promotor de Justiça Marcos Antônio Matos de Carvalho no cargo de procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Pernambuco (MPPE). “O caminho do MPPE sempre vai ser ao lado da sociedade, buscando o fortalecimento da cidadania. Esse é o compromisso do Ministério Público e de cada membro e membra na sua atividade fim”, ressaltou.

Prazo – Marcos Antônio Matos de Carvalho permanece no cargo até meados de janeiro, quando tomará posse o candidato escolhido pela futura governadora do Estado, a partir de lista tríplice que será composta a partir de votação dos membros do MPPE. A eleição interna está marcada para o dia 2 de janeiro de 2023.

Opções – Se a disputa para a presidência da Alepe tem apenas duas alternativas colocadas, Alvaro Porto (PSDB) e Antônio Moraes (PP), a primeira-secretaria está mais congestionada. Nomes como Alberto Feitosa (PL), Aglailson Victor (PSB), Claudiano Filho (PP) e Rodrigo Novaes (PSB) estão colocados como opções para comandar o cofre da Casa Joaquim Nabuco, que está projetado em mais de R$ 800 milhões para 2023.

Discurso e posse – O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) marcou para o próximo dia 7 seu discurso de despedida do Senado Federal. A data coincide com a comemoração do seu aniversário. Nesta data também haverá a posse do senador Fernando Dueire (MDB), que assume a vaga com a licença de Jarbas Vasconcelos.

Inocente quer saber – Qual função Paulo Câmara terá no governo Lula?

Fonte: Blog do Edmar Lyra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário