O novo cenário do PDT no Recife para o pleito municipal de 2020 tem feito os seus membros se mobilizarem para diminuir os efeitos em outros colégios eleitorais. Com data marcada no dia 12 de agosto para oficializar a sua pré-candidatura à Prefeitura de Caruaru, o deputado estadual Zé Queiroz (PDT), acredita que a situação do partido na capital pernambucana não vai interferir na sua articulação com o PSB municipal. Além disso, também destacou que o PDT passa por cima de qualquer atropelo de Recife, embora, seja um otimista e vê que a relação do seu partido com o PSB em Recife terminará dando certo.
“Pelo relacionamento que tenho com Paulo Câmara, com o PSB estadual e com o PSB nacional, eu não acredito que prejudique a relação com Caruaru. Eu não acredito de jeito nenhum. Nós temos tido uma relação política que nos ajuda acreditar. Afinal de contas, Caruaru é uma cidade de 400 mil habitantes, de mais de 20 mil eleitores e, com isso, não pode ser tratado ‘ah, porque não deu certo em Recife, prejudica Caruaru’”, ressaltou. Na opinião de Queiroz, que é da base do PSB e teve durante sua gestão como prefeito de Caruaru (2008-2016) o vice Jorge Gomes (PSB), as duas legendas do Recife encontrarão um caminho. “Eu não digo assim ‘não vai ser viabilizada a candidatura de ninguém’. Eu digo o contrário. Eu acho que essa relação com o PSB do Recife termina dando certo”, enfatizou.
O partido que é comandando no Estado pelo deputado federal Wolney Queiroz, sempre se colocou a favor da manutenção da aliança com o PSB. No entanto, na última quarta-feira, 29, o deputado federal Túlio Gadêlha (PDT) oficializou sua pré-candidatura à Prefeitura do Recife. Um dia após o anúncio, a ex-vereadora e ex-secretária municipal da gestão de Geraldo Julio (PSB) Isabella de Roldão (PDT) também colocou seu nome na disputa pela cadeira do Executivo Municipal, assim tendo dois nomes para postular a Prefeitura da Capital.
“O nome de Isabella já estava posto há algum tempo. Antes de Túlio, já havia cogitado o nome de Isabella. Como o PDT integra as bases de Paulo Câmara isso não prosperou, não se deu. E Isabella resolveu se colocar e a gente tem que esperar para ver esse desfecho. E é nesse desfecho que acho que vai dar certo”, salientou o parlamentar. “Eu não quero adentrar na sucessão do Recife porque compete ao presidente Wolney Queiroz. Até para não mexer com Caruaru e com outras bases. Em São Paulo temos o PSB para prefeito e PDT como vice; no Rio de Janeiro é PDT na cabeça e PSB vice. Os maiores colégios eleitorais das capitais do País já estão praticamente entendidos, por isso sou otimista”, completou.
Caruaru
Oposição à gestão da prefeita Raquel Lyra (PSDB), o pré-candidato e deputado estadual Zé Queiroz admitiu quem tem conversado com alguns dirigentes partidários para garantir a aliança com o PSB, PT e PCdoB no município de Caruaru. “Estou tentando juntar os quatro partidos de um núcleo tradicional da Frente Popular de Pernambuco, das forças populares que vem de Miguel Arraes, Eduardo Campos e Paulo Câmara”, afirmou lembrando que já conversou com o presidente municipal do PCdoB, Sérgio Orobó, e com o presidente municipal do PT, o vereador Daniel Finizola.
Com a ala do PSB, o deputado reafirma que já sentou na mesa com o presidente municipal da sigla, Marcelo Gomes, mas está para ter outro encontro com o grupo socialista de Caruaru. “Eu conversei com Marcelo Gomes e ficamos de fazer uma outra conversa com Jorge Gomes, Laura Gomes, e Carol Miranda que foi secretária municipal. Eu acredito que vai depender da minha capacidade de articulação porque o governador tem quatro deputados da base em Caruaru: eu, o federal Wolney, deputado Tony Gel e o deputado Lessa. Então é um jogo de xadrez que a gente vai jogando e mexendo com as pernas. Agora, eu não perco a esperança de nós termos essa aliança com esses quatro partidos”, disse o postulante.
Fonte: Blog da Folha de PE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário