sexta-feira, 7 de agosto de 2020

Bancada federal não crê em candidatura de Túlio Gadêlha

Apesar de ter seu nome colocado pelo PDT como pré-candidato a prefeito do Recife em novembro, o deputado federal Túlio Gadêlha tem recebido comentários céticos dos seus próprios colegas de bancada no tocante a ter de fato a candidatura oficializada.

Para os parlamentares, o PDT dificilmente colocará em xeque uma aliança importante no estado com o PSB onde tem espaços relevantes tanto na prefeitura do Recife quanto no governo para aventurar-se num projeto meramente pessoal de Túlio.

De acordo com um deputado em reserva, a colocação da ex-vereadora Isabella de Roldão como pré-candidata a prefeita é apenas o início da saída em definitivo de Túlio. Carlos Lupi é pragmático e decide conforme os interesses nacionais do partido, o que deverá consolidar a aliança com a Frente Popular no Recife, uma vez que o PDT sonha com reciprocidade em 2022 para o projeto presidencial de Ciro Gomes.

Caso deixe a disputa pela prefeitura do Recife, será a segunda vez que Túlio Gadêlha terá sua candidatura retirada. Recentemente ele saiu aos prantos de uma reunião do PDT após perder a liderança da minoria dizendo que não seria mais candidato a prefeito na capital pernambucana.

Lava Jato – A força-tarefa da Lava Jato do Rio de Janeiro atingiu indiretamente o governo de São Paulo, comandado por João Dória (PSDB). O juiz federal Marcelo Bretas ordenou a prisão do secretário de Transportes de São Paulo, Alexandre Baldy (PP). Os fatos que levaram à prisão foram anteriores ao governo de João Dória. Baldy também foi ministro das Cidades do governo Temer (MDB).

Cota feminina – Tarefa difícil para os partidos montar as chapas de vereadores em 2020. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta terça (4), proferiu nova decisão, confirmando que todos os candidatos de uma chapa de vereadores devem ser cassados, caso haja uma candidatura feminina “fictícia” ou “laranja”. No caso de Imbé (RS), duas candidatas obtiveram apenas um voto. Uma delas nem sequer abriu conta para receber recursos de campanha e a outra, embora tivesse conta, não realizou nenhuma movimentação. Todos os vereadores eleitos em 2016 foram cassados, junto com a chapa.

Presença – Atuando remotamente por conta da Covid-19, o senador Jarbas Vasconcelos (MDB) não deixou seu gabinete parado. Sua equipe, liderada por Aristeu Plácido, seu chefe de gabinete, segue atendendo às demandas dos prefeitos de todo o estado, que são recebidos com tapete vermelho em Brasília pela equipe do senador para destravar obras e recursos para os municípios.

Indicação – O governador Paulo Câmara fez o anúncio do Programa Conecta Aí que vai disponibilizar internet gratuita a mais de 500 mil alunos da rede estadual de ensino. No início da pandemia, o deputado Guilherme Uchoa Júnior levantou essa bandeira na Alepe.

Inocente quer saber – Quais pré-candidatos a prefeito do Recife deixarão a disputa até as convenções?

Fonte: Blog Edmar Lyra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário