quarta-feira, 20 de novembro de 2019

"João Campos: "PT tem que fazer avaliação. PSB sabe o que quer"

Lula e João Campos
Lula e João CamposFoto: divulgacao
Após a passagem do ex-presidente Lula por Pernambuco, marcada por gestos dirigidos aos deputados federais João Campos e Marília Arraes, ambos potenciais candidatos à Prefeitura do Recife, setores do PSB, nas coxias, argumentaram à coluna o seguinte: "O que o PT for fazer é problema dele, não é problema nosso".
Indagado, ontem, em entrevista à Rádio Folha FM 96,7, se Lula seria cabo eleitoral mais forte que o presidente Jair Bolsonaro para 2020, João Campos não arrodeou sobre a afinidade com o petista, mas disse ser cedo para saber a força que cada um terá no pleito do ano que vem. João avaliou assim: "Acho Lula mais forte que Bolsonaro, tanto é que a gente tem afinidade com o campo da esquerda e não com esse negócio tosco da direita, desse neoliberalismo misturado com fascismo, que é o Boslonaro". O socialista completou: "Então, acho que Lula é mais forte que Bolsonaro. Mas, em relação ao peso que isso pode ter numa eleição, é muito cedo para dizer, tem muita água para rolar daqui para o próximo ano. Não tem como saber a força que cada pessoa terá". João observa que quem vive de política "sabe que é preciso respeitar cada dia".
Questionado se trabalharia para ter o apoio de Lula no ano que vem, João, sem titubear, focou a resposta no "projeto do PSB". Fez uma análise que coincide com as que vinham sendo feitas por correligionários nos bastidores. "O PSB tem clareza do projeto, tem um projeto, tem uma gestão que tem executado ações relevantes, num momento de crise, pelo Recife, tem um enredo, tem toda uma construção e está muito claro como o PSB vai se comportar no próximo ano", introduziu João e arrematou: "O PT tem que fazer avaliação interna do que eles querem. O PSB sabe o que quer".
CPI instalada até semana que vem
Com o martelo batido por Rodrigo Maia na instalação da CPI do Vazamento de Óleo, de autoria de João Campos, a expectativa, agora, é que ela seja instalada amanhã ou na semana que vem para que os trabalhos possam ser iniciados. Em tese, os partidos têm até hoje, às 9h, para indicar os membros.
Prazos > Depois que que as siglas indicarem os membros, o presidente tem que publicar no Diário Oficial da Câmara a convocação da reunião de instalação da CPI. Essa publicação só poderia ser feita hoje à tarde, nesse caso, para haver reunião amanhã.
Quórum > O detalhe é que, na quinta, nem sempre tem quórum em Brasília. Em razão disso, pode ser que fique para semana que vem.
Aqui para... > Após o jantar que reuniu Humberto Costa e Marília Arraes, no domingo em torno de Lula, socialistas, nas coxias, observam que o senador, integrante da ala que defende a permanência da aliança com o PSB, não tinha como deixar de ir e que era preciso "botar o bode na sala".
...nós > No PSB, não se faz aposta numa recomposição entre o grupo de Humberto, que conta com João da Costa, Oscar Barreto, entre outros, e o de Marília Arraes.
Pensando bem > Um membro da cúpula do PSB assinala, em reserva, o seguinte: "A reunião deveria ter sido mesmo é na casa de Humberto Costa, que é a liderança maior do partido.Talvez, ele não tenha essa necessidade de estar disputando prestígio junto a Lula".
Desmonte > Portaria do Ministério da Saúde, que muda os critérios de rateio de recursos federais destinados ao financiamento da atenção primária em saúde, é alvo de crítica do deputado Danilo Cabral. “Governo Federal está acabando com o caráter universal do SUS e desmontando a atenção básica à Saúde. É um crime”, afirma.
Fonte: Folha de PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário