As razões do favoritismo do PSB em 2020
Prestes a completar oito anos de gestão na capital pernambucana com Geraldo Julio, o PSB prepara-se para mais uma disputa desde que chegou ao Palácio do Campo das Princesas em 2006 com Eduardo Campos e construiu uma hegemonia em que venceu todas as disputas tanto no Recife quanto em Pernambuco.
Se em 2018 havia questionamentos quanto ao governo Paulo Câmara e a sua competitividade, o sentimento geral é que a gestão de Geraldo Julio no Recife é muito bem-avaliada e isso garantirá um capital político para o prefeito impulsionar o seu sucessor. Mas este não é o único fator.
O PSB tem o controle de um verdadeiro exército de lideranças comunitárias e candidatos a vereador que irá levar o escolhido por Geraldo Julio a atingir a periferia recifense. Esse formato ocorreu em 2012 e 2016 e terá peso suficiente nas eleições de 2020.
Com uma eleição extremamente curta como a atual, que dura apenas 45 dias, a força de quem está na prefeitura acaba beneficiando seus candidatos, o que pode fazer com que o candidato escolhido por Geraldo cresça de forma significativa nas pesquisas. Por fim, há um sentimento generalizado de que a oposição além de não ter nome competitivo para a disputa, segue batendo cabeça quanto ao que irá apresentar em 2020, o que certamente fragiliza o grupo que tem sido derrotado há cinco eleições na capital pernambucana.
Internado – O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), está internado no Hospital Sírio-Libanês desde a última quarta-feira, com um tumor no trato digestivo. O prefeito tem apenas 39 anos e é neto do ex-governador Mário Covas.
Vereador – O ex-governador Geraldo Alckmin, que foi derrotado na disputa pela presidência da República, tem sido incentivado a disputar um mandato de vereador de São Paulo em 2020. Alckmin estaria relutante a essa possibilidade.
Palestra – Os advogados especialistas em Direito Eleitoral Marcelo Cumaru e Pablo Bismarck realizarão no dia 25 de novembro o seminário “Eleições 2020 – Saiba o que está valendo”, na Livraria Jaqueira a partir das 14 horas. O evento conta com o apoio do Blog Edmar Lyra.
Partiu pra cima – O prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, faz questão de reforçar sua posição de opositor ao PSB em Pernambuco. Durante entrevista na semana passada, Anderson fez duras críticas a Paulo Câmara, Geraldo Julio e João Campos.
RÁPIDAS
Otimismo – Com o crescimento das vagas de emprego no país, os economistas já começam a rever para cima as contas do PIB para 2019. O clima econômico está se tornando a cada dia mais favorável para o Brasil.
Painel Político – Hoje a partir das 14:30 horas nos canais 27 e 527 da NET, você poderá acompanhar uma entrevista exclusiva com o deputado estadual Alberto Feitosa sobre a usina nuclear em Itacuruba. Vale a pena conferir!
Inocente quer saber – A volta da esquerda na Argentina é um mau sinal para a reeleição de Jair Bolsonaro?
Nenhum comentário:
Postar um comentário