quarta-feira, 23 de outubro de 2019

As ações do governo no combate ao óleo no litoral

                                Foto: Heudes Regis/SEI
Desde que tomou conhecimento da gravidade do problema que estava crescente no tocante ao aparecimento de óleo no litoral pernambucano na semana passada, o governador Paulo Câmara instalou um gabinete de crise para atuar diretamente no sentido de minimizar os efeitos da chegada do óleo em nosso estado.
Em que pese a falta de ações efetivas do governo federal no tocante ao problema, o governo de Pernambuco, ao lado de um verdadeiro exército de voluntários e das defesas civis municipais, conseguiu realizar uma força-tarefa que apresentou resultados imediatos, como o recolhimento de 489 toneladas de óleo, isso só foi possível porque Paulo Câmara mobilizou um efetivo de 400 pessoas, um helicóptero, dez embarcações e trinta viaturas.
As medidas tomadas foram a instalação de boias nos estuários, remoção do óleo coletado para aterro sanitário, recolhimento de manchas em alto-mar e distribuição de EPIs, num total de 12.656 pares de luvas, 2.114 pares de botas e 23.806 máscaras.
Os resultados já obtidos pela força-tarefa liderada pelo governador Paulo Câmara, terão continuidade nesta quarta-feira com uma conversa com pesquisadores para buscar respostas quanto à origem do óleo, e uma reunião com prefeitos do litoral para apresentar ações coordenadas pelos próximos dias.
Ausência – Adversários sublinham a ausência do líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho, nas questões envolvendo o vazamento de óleo nas praias nordestinas. Esperavam uma atuação firme do senador, considerando o seu livre trânsito com o presidente Jair Bolsonaro.
Demora – Somente depois de quase sessenta dias quando foi deflagrado o vazamento de óleo no litoral nordestino, que os ministros Ricardo Salles (Meio Ambiente), Gustavo Canuto (Desenvolvimento Regional) e Fernando Azevedo e Silva (Defesa) visitaram Pernambuco, porém não houve nada efetivo apresentado por parte dos ministros.
Inocêncio Oliveira – Ao completar 81 anos de idade na última segunda-feira o ex-deputado Inocêncio Oliveira recebeu de mais de 200 políticos as felicitações pelo seu aniversário. Dentre os que lhe telefonaram estava o ex-presidente José Sarney.
Previdência – Por 60 votos a 19, o Senado Federal aprovou ontem, em segundo turno, a reforma da Previdência garantindo uma grande vitória para o governo Jair Bolsonaro. A economia será na ordem de R$ 900 bilhões pelos próximos dez anos. O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho, comemorou o resultado.
RÁPIDAS
Avante – O presidente estadual do Avante, Waldemar Oliveira, realiza no próximo dia 25 o encontro municipal do partido em Abreu e Lima a partir das 19 horas na Câmara Municipal. O partido se prepara para as eleições de 2020 quando pretende eleger uma significativa quantidade de prefeitos e vereadores.
Iluminação – Moradores da Zona Sul do Recife estão bastante satisfeitos com a troca das lâmpadas amarelas pelas lâmpadas de LED feitas pelo prefeito Geraldo Julio. A iluminação nas ruas mudou da água para o vinho, garantindo maior segurança para a população.
Inocente quer saber – O governo federal apresentará alguma posição sobre o vazamento de óleo no Nordeste?

Nenhum comentário:

Postar um comentário