segunda-feira, 8 de maio de 2023

João e Marília estarão no mesmo palanque em 2024

 

A ex-deputada federal Marília Arraes não vai disputar a Prefeitura do Recife. Isso já está decidido. Marília que foi derrotada na última eleição pelo atual prefeito João Campos com quem travou uma guerra eleitoral em 2020, caminhará junto com o prefeito e fará o possível pela sua reeleição. A aproximação de ambos aconteceu ainda em 2022 quando João Campos apoiou Marília Arraes no segundo turno. O início das conversas e reconciliação de ambos aconteceu através do então deputado federal André de Paula, hoje Ministro da Pesca do governo Lula.

Segundo dizem, nos bastidores desta conversa entre João Campos e Marília Arraes no ano de 2022 existiria um acordo prévio de que caso a ex-deputada tivesse vencido a disputa pelo Governo, apoiaria a candidatura de João Campos que disputará novamente a Prefeitura. Como a vencedora foi Raquel Lyra não se tinha certeza se Marília iria cumprir a palavra e fazer um gesto com João Campos ou se entraria novamente na disputa pela Prefeitura. O fato que pesa contra isso desta vez é o seu partido, o Solidariedade que não tem a mesma força eleitoral e nem as mesmas condições financeiras do PT. 

Nos últimos dias segundo vazou na imprensa os dois estiveram conversando e o que ficou certo é que sim, Marília vai honrar o compromisso assumido com João e não vai disputar a Prefeitura do Recife. Como o PSB pensa em lançar o nome ou apoiar um candidato competitivo em Jaboatão dos Guararapes ou Olinda, o nome de Marília Arraes não é descartado em nenhuma dessas duas cidades, muito pelo contrário. Cairia como uma luva para o PSB.

No entanto, nenhuma disputa relativa ao ano de 2024 passa pela cabeça de Marília Arraes. Isto porque a ex-deputada estaria de olho em fortalecer o seu nome para 2026 onde estará em jogo não apenas o Governo de Pernambuco mas duas cadeiras de senador. O que se sabe é que Marília Arraes e João Campos estarão juntos contra a atual governadora Raquel Lyra não apenas na disputa pela Prefeitura do Recife onde João vai pra cima do candidato ou candidata por ela indicado ou indicada. E Marília como já vem fazendo, continuará registrando forte sua oposição ao governo da tucana Raquel Lyra.

Força 

Marília tem um peso eleitoral importante no Recife e sua presença em outro município ou não entrando na disputa pela Prefeitura, deixará João livre para ser o nome das esquerdas na capital. Nem mesmo o atual deputado estadual João Paulo conseguiria unir o PT em torno do seu nome mesmo tendo sido prefeito do Recife por dois mandatos.

Críticas 

O prefeito do Paulista, Yves Ribeiro, não aceitou muito bem às críticas recebidas pelo atual vice-prefeito Dido Vieira. Em nota divulgada para a imprensa, Yves disse que  "ele (Dido) pensa que por ser rico pode mandar na cidade, quem decide o que precisa ser feito é o povo" e que "quem não está cumprindo com os compromissos da campanha eleitoral sou eu ou ele que permanece ausente dos trabalhos no dia a dia da administração municipal".

Premiação

A gestão do Prefeito Wellington Maciel (MDB), em Arcoverde, foi premiada pelo Conselho Federal de Administração (CFA), como primeira colocada no Índice de Governança Municipal (IGM-CFA), entre os municípios entre 50 a 100 mil habitantes. O IGM considera diversos fatores em sua aferição, como o Índice de Desenvolvimento Humano, saúde fiscal do município, comprometimento da receita corrente líquida, endividamento público, entre outros.

Ipojuca

O deputado estadual Cleiton Collins (PP) está sendo incentivado pelo seu partido, a entrar na disputa pela Prefeitura de Ipojuca. A postulação de Cleiton Collins, atende a meta do deputado federal Eduardo da Fonte que pretende lançar o maior número de candidaturas na região metropolitana. Outro nome que também foi sondado, foi o deputado estadual Pastor Junior Tercio, sobre entrar na disputa pela Prefeitura de Paulista.

Mata Sul

Na coluna desta terça-feira (09), voltaremos com uma análise dos principais nomes que estarão disputando nos municípios da mata sul de Pernambuco. No último final de semana, repercutiu bastante a análise feita pelo Blog sobre as disputas nas principais cidades.

Luto 

O município de Garanhuns está de luto pelos próximos dias. Faleceu ontem o ex-vereador, empresário, secretário de Turismo  Givaldo Calado de Freitas. Sivaldo Albino , prefeito de Garanhuns, decretou luto por sete dias. O falecimento de Givaldo causou uma comoção do meio politico. Figuras como o presidente nacional do Cidadania, Roberto Freire o ex-deputado federal Sebastião Oliveira prestaram condolências.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Fonte:Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário