quinta-feira, 13 de abril de 2023

O tempo de Raquel

 

A governadora Raquel Lyra (PSDB) completou cem dias do seu governo na última segunda-feira. É de tamanha precipitação falar já de agora sobre ano de 2026, que é quando teremos uma nova eleição para sucessão estadual. Ou seja, Raquel Lyra cumpriu até o momento quase 7% do tempo que tem ainda para governar Pernambuco e quem está de fora sabe que é muito tempo. Isso porque já vimos em outras gestões um primeiro ano de governo tumultuado e complicado. Primeiro, o governante eleito não trabalha ainda com o seu orçamento, mas com o orçamento deixado pelo governo anterior que algumas vezes é bom e em outras vezes nem tanto.

Se para um prefeito que irá enfrentar o julgamento popular das urnas já no ano que vem é uma eternidade, imagine só para quem ainda tem 3 anos e quase dez meses pela frente. O que existe hoje é uma cobrança exacerbada de quem está chegando na oposição depois de passar dezesseis anos no governo, o que também não é uma tarefa fácil tendo em vista que durante todo este período muitas decisões foram tomadas e estão e muito provavelmente continuarão impactando na vida das pessoas por muitos anos.

Quanto a governadora Raquel Lyra justificar algumas coisas de seu governo colocando a culpa na gestão anterior é mais do que normal. Quem não lembra que durante o primeiro ano de gestão de Eduardo Campos ele muitas vezes colocou a conta no governo de Jarbas? Lula em seu primeiro governo vivia também colocando a culpa em FHC. Jair Bolsonaro culpando gestões do PT e agora o próprio Lula volta e coloca a culpa em Bolsonaro. Isso é quase que um script.

Não estou aqui querendo defender a governadora ou dar uma justificativa, mas apenas dizendo o que a grande parcela da população acredita: falta muito tempo para a Raquel Lyra mostrar o seu trabalho e cem dias são muito pouco. Se às decisões que ela está tomando são erradas e prejudicando a população, lá na frente é que se saberá de fato. Mas o momento é ainda de cautela e não de cobrança.

Insatisfação - O ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, não está muito satisfeito com a atenção que a governadora Raquel Lyra tem dado ao grupo político dos Coelhos. A insatisfação de Miguel ficou clara em sua postagem nas redes sociais na última segunda-feira quando disse que Raquel poderia confiar nele e no seu grupo, mas caso houvesse alguma mudança de rumo, Miguel saberia a posição a se tomar.

Crítica - Quem leu a declaração de Miguel que foi o único que militou no mesmo campo político de Raquel durante a campanha a criticar sua forma de governar nestes primeiros cem dias. Nos bastidores o que se diz é que o grupo não gostou nada da forma como foi tratado pela governadora ainda na montagem do seu governo, em dezembro do ano passado.

Espaço - O fato é que ainda que Miguel Coelho pense em se tornar uma terceira via em Pernambuco o cenário não é nada favorável. O que se vê é uma onda crescente de polarização onde teremos de um lado o PSDB da governadora Raquel Lyra e do outro lado o PSB do prefeito João Campos. Não tem espaço para nenhum outro grupo.

Encontro - O deputado estadual Romero Sales Filho (União Brasil) se reuniu com a governadora Raquel Lyra. Durante o encontro, o parlamentar elencou demandas que tem recebido da população, principalmente, nas áreas de Saúde, Abastecimento, Saneamento e Infraestrutura. De acordo com Romero Sales Filho, a conversa também abordou o início da gestão estadual.

Ciência e Tecnologia - A deputada estadual Simone Santana, presidente da Comissão da Ciência, Tecnologia e Informática se encontrou com a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Mauricélia Vidal, e o secretário-executivo, Kenys Bonatti, com o objetivo de discutir planejamentos para o avanço da tecnologia e inovação. Em uma conversa produtiva, foram debatidas estratégias para a arrecadação de verba para o desenvolvimento do setor no interior do estado.

Viagem -  O deputado federal Pedro Campos integra a missão, que tem como objetivo consolidar a relação do Brasil com seu maior parceiro comercial. Celeiro de grandes oportunidades para agenda econômica, a viagem oficial tem a expectativa de fomentar novos acordos de cooperação técnica e econômica entre os países.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Fonte:Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário