terça-feira, 11 de abril de 2023

Mata Sul com cenário dividido e disputas acirradas – parte 1

Depois do sucesso da coluna de ontem, onde analisamos os cenários municipais na Região Metropolitana, suas nuances e suas probabilidades. Hoje mergulhamos na Mata Sul, região também muito politizada. Formada por 24 cidades, iremos dividir em dois blocos de 12. Só na Coluna FalaPE o leitor tem a análise completa do cenário, com as possibilidades de composições e o raio-x completo da disputa.

Sirinhaém

O ex-prefeito e atual deputado estadual, France Hacker, tem um histórico de obras e serviços prestados ao município. Poucos acreditavam na vitória da então vice-prefeita, Camila Machado. A gestora se atrapalhou no início e está buscando a recuperação. Ainda há tempo, mas o relógio corre contra. O FalaPE tentou contato com a assessoria de France, para saber quem será o candidato do grupo, sem sucesso. Mas os bastidores da política apontam para seu filho, Hildo Hacker.

Existe uma possibilidade do ex-prefeito Fernando Urquiza querer entrar na disputa.

Escada

Escada teve muitos candidatos a prefeito na última eleição. Mary Gouveia sagrou-se vencedora com aproximadamente 200 votos a mais que Klaus Lima, candidato do ex-prefeito Lucrécio.

Mary se comunica mal. Por isso, tem sido muito criticada pela oposição por aparecer pouco na cidade e, principalmente, pela falta de suporte à população durante as chuvas que caíram nos últimos dias.

Lucrécio e Klaus precisam definir quem será o candidato do grupo. Ainda completam a lista dos que devem disputar o vereador Paulinho, ferrenho crítico da prefeita; o vereador Pedro Jorge; e o professor Jadson Caetano.

A oposição apresenta muitos aspirantes, mas, se quiser vencer, terá que se juntar.

Existe um forte comentário que o marido da prefeita, Jandelson Gouveia, poderá ser candidato em outra cidade da região, porém ainda sem confirmação.

Água Preta

Após vencer a última eleição por mais de 70 votos, Noé Magalhães conseguiu realizar algumas entregas e é bom de marketing. Seus principais opositores são os ex-prefeitos Eduardo Coutinho e Tonhão, que, juntos, podem rivalizar bem e fazer da eleição, disputada.

Gameleira

Dr Leandro faz uma gestão mediana e sua folga é mais pela falta de oposição. Porém, com a proximidade do pleito, é possível que reapareçam nomes fortes da cidade como o ex-prefeito Major e a ex-prefeita Yeda.

Palmares

Após vencer a última eleição, Júnior de Beto conseguiu imprimir um grande ritmo de obras, muitas delas em parceria com o deputado federal Lula da Fonte, como o início da construção do Centro de Atividades Econômicas (Ginásio Poliesportivo), construção de oito novas Unidades Básicas de Saúde (UBS), construção da Via Parque (pista de caminhada com mais de 800 metros em linha reta com academia e parcão), além da limpeza do CAUC (serasa das prefeituras).

Vários nomes se animam, mas o maior comentário hoje é entorno do maior adversário do atual gestor, o ex-prefeito Altair Júnior. Pesa contra uma operação policial no final de sua gestão, que o desgastou ainda mais.

Rio Formoso

Bem avaliada, a prefeita reeleita Isabel Hacker só deve definir o sucessor em 2024. Este ano irá fazer apenas gestão. Já a oposição está se mobilizando: o vice-prefeito Tião Barros está buscando se viabilizar. Outras duas vias já têm histórico na urna: Dr Edivaldo e Abnair.

Para ter chance, as oposições terão que se juntar. Em 2020, se dividiram.

Tamandaré

O prefeito Carrapicho vive seu momento mais delicado e irá passar pelo desgaste de uma CPI. O comentário é que um agravamento das denúncias pode levar até uma perca do mandato, fazendo que o vice Mundinho virasse prefeito.

O ex-prefeito Hildo Hacker assiste a briga de camarote e leva a fama de ser o favorito da disputa, sendo o maior beneficiado com a desastrosa gestão de Carrapicho.

Joaquim Nabuco

Joaquim Nabuco tem uma história curiosa. Neto Barreto conseguiu a reeleição em 2020, porém a Justiça Eleitoral determinou uma nova eleição, que foi disputada pelo presidente da Câmara e prefeito interino, Charles Batista, contra Lírio Júnior. Esse último já havia perdido para Neto. A eleição suplementar tornou Charles prefeito de fato.

Com isso, existe uma possibilidade do líder da oposição, o ex-prefeito João Carvalho, de indicar seu filho, Will. Vamos aguardar.

Jaqueira

Após oito anos de gestão, o ex-prefeito Marivaldo indicou Sargento Bergue como candidato e foi derrotado por Ridete Pellegrino, esposa do ex-prefeito Amadeu.

Ridete faz uma gestão regular, com algumas entregas e se beneficia do enfraquecimento da oposição, com boa chance de enfrentar uma reeleição tranquila.

Xexéu

O prefeito Thiago de Miel caiu na graça do povo. Construiu um novo pórtico na entrada da cidade, conquistou retroescavadeira, asfaltou rua e o principal: anunciou a construção da Central de Abastecimento da Mata Sul (Ceamasul) com investimento de R$ 4,5 milhões e que deve melhorar a economia e renda da população. Seus deputados, André Ferreira e Antônio Coelho, foram vitoriosos com mais de 50% dos votos. Thiago tem uma reeleição pavimentada. Sua oposição deve caminhar com o candidato derrotado na última eleição, Ricardo

Barreiros

Carlinhos da Pedreira estava desgastado quando perdeu a reeleição em 2016. Mas assim como a vida, a política também tem suas reviravoltas. Carlinhos devolveu a derrota para Elimário em 2020 e parece outro gestor. Reconquistou a confiança da população de Barreiros e junto ao deputado federal Lula da Fonte tem levado um bom investimento para o município.

A oposição não tem um nome para enfrentá-lo. Porém, a única situação que pode atrapalhar é Dayse Hacker, esposa do deputado estadual France. Não existe nada confirmado, mas o “zumzumzum” lá está grande.

São José da Coroa Grande

A última cidade do litoral sul, divisa com Alagoas, terá umas das melhores eleições na região. Após oito anos, o prefeito Pel não quer sair de cena. Segundo o Blog Ponto de Vista, embora o prefeito Pel negue, seu escolhido é o sobrinho Nelsinho.

A oposição tem nomes muito fortes como os ex-prefeitos Barbosa e João Baleia. Mas terão que compor ou abrir mão. 2020 mostrou que unidos poderiam ter derrotado Pel.

Fonte:FalaPE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário