terça-feira, 21 de março de 2023

Raquel no palanque bolsonarista

Ao entregar o Detran para o grupo Ferreira em Pernambuco, a governadora Raquel Lyra (PSDB) jogou luzes nas eleições municipais do ano que vem. Fez, também, a opção de construir uma aliança com o PL e com os evangélicos para tentar derrotar o prefeito João Campos (PSB), candidato à reeleição. A tucana mandou um sinal de que está reagindo às movimentações do PSB, que já reatou sua aliança com o PT.

Tão logo saiu das urnas como o deputado federal mais votado de Pernambuco nas eleições passadas, passando da casa dos 273 mil votos, André Ferreira, irmão do presidente estadual do PL, Anderson Ferreira, admitiu disputar a Prefeitura do Recife. Na capital, teve um balaio de votos, mais de 75 mil votos, o que o credencia para uma disputa majoritária no ano que vem.

Raquel tem dois pré-candidatos de olho na Prefeitura do Recife: a vice-governadora Priscila Krause (Cidadania) e o secretário de Turismo, Daniel Coelho, ambos já em pré-campanha, mesmo que de forma discreta. A rádio-corredor do Palácio das Princesas informa que Raquel não quer abrir mão da companhia de Priscila na gestão do dia a dia do Estado e que por isso estaria convencida em apoiar Daniel.

Mas André, eleitoralmente, desponta com mais densidade no Recife do que o secretário de Turismo. Candidato a mais um mandato na Câmara Federal, Daniel não emplacou a reeleição, mas teve uma votação expressiva no Recife, quase 35 mil votos, o que o coloca no debate eleitoral de 2024, principalmente se a governadora engessar Priscila.

Apoiando Daniel numa aliança com PL, ou André, se for o caso de uma chapa PL-PSDB, a governadora sedimentará um palanque à direita, com forte ingrediente bolsonarista, já que os Ferreira, notadamente Anderson, presidente estadual da legenda, se apresenta, hoje, como a liderança mais próxima ao ex-presidente Jair Bolsonaro, de quem recebeu apoio para o Governo nas eleições passadas.

Bolsonaro ou Michelle – Amigo do presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, o presidente do PL em Pernambuco, Anderson Ferreira, trabalha com a hipótese do seu partido se livrar da imagem negativa do ex-presidente Jair Bolsonaro. É por isso que Valdemar tem investido fortemente na alternativa da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro em disputar o Palácio do Planalto em 2026. Mas com Bolsonaro ou sem ele, Raquel será forçada a montar uma aliança de direita, isso num Estado que não é nem de esquerda, mas fortemente com viés lulista.

Mais um afilhado – Além de emplacar um primo na direção do Detran, o presidente estadual do PL, Anderson Ferreira, conseguiu espaço também no segundo escalão estadual. Anselmo de Araújo Lima foi nomeado secretário-executivo de Justiça e Promoção dos Direitos do Consumidor. O ato foi publicado no Diário Oficial do Estado no último sábado, mesmo dia da nomeação de Carlos Fernando Ferreira para presidência do Detran e André Trajano diretor-geral do órgão.

Ódio e morte – Um homem foi baleado após uma discussão política no último domingo em um bar no Distrito de Selma, município de Jaciara, a 140 quilômetros de Cuiabá. Segundo relatos, a vítima seria simpatizante do ex-presidente Bolsonaro e o suspeito, do presidente Lula. De acordo com o boletim de ocorrência, a Polícia Civil de Mato Grosso foi acionada para atender a um homicídio por volta das 19h20. Os homens envolvidos estavam fazendo uso de bebidas alcoólicas quando se desentenderam por terem opiniões políticas contrárias.

Sem balbúrdia – “Nosso governo não considera as universidades espaços de balbúrdia, pelo contrário, a Ciência está de volta no Brasil”. A declaração é da ministra de Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, e foi feita durante a aula inaugural aos novos alunos do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Disse que Lula não vai desqualificar a base científica brasileira. “A nossa base científica não deve [nada] a nenhuma parte do mundo. Ela é robusta. É pujante”, acrescentou.

Ajuda estadual e federal – O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSDB), disse, ontem, no Frente a Frente, que deve entregar, até amanhã, à governadora Raquel Lyra, o levantamento dos estragos provocados pelas chuvas do último fim de semana na cidade. “Não temos desabrigados, mas muitas famílias tiveram suas casas e imóveis atingidos, além de pontes e outras estruturas que precisam de reparos”, afirmou, adiantando que a governadora tem dado a maior atenção. “Da parte dela, não faltarão os recursos necessários, mas vamos também ao Governo Federal, que também já se prontificou a ajudar por meio da Secretaria de Defesa Civil”, afirmou.

CURTAS

ISCA PRA TUBARÃO – O deputado estadual Joel da Harpa (PL) publicou um vídeo em suas redes sociais sugerindo que diretores de presídios levem presos para tomar banho de mar na Praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. Na região, onde o banho é proibido, aconteceram dois ataques de tubarão neste mês. “Pessoal aí que estuprou, que matou, que dá em mulher. Traz para cá para tomar um banho, fazer um dia de lazer”, afirmou Joel da Harpa, no vídeo.

FIM DOS LIXÕES – Nove anos depois que os lixões foram proibidos em todo o País, Pernambuco conseguiu zerar o número de municípios que faziam o descarte ilegal de resíduos sólidos. O fim dos lixões significa que, agora, todas as cidades do Estado passaram a destinar para aterros sanitários licenciados os resíduos que a população produz.

Perguntar não ofende: Por que Lula excluiu os médicos cubanos do programa Mais Médicos?

Fonte: Blog do Magno Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário