terça-feira, 7 de março de 2023

Prefeitos em segundo mandato preparam nomes para sucessão

 

Não tem jeito. Chegou a véspera do ano eleitoral, o comentário já cai sobre o novo pleito. É difícil que hoje em dia não tenha uma cidade que não fale na eleição municipal de 2024. Mas se tem alguém que prefere não tocar nesse assunto são prefeitos que já estão no seu segundo mandato. Isso se deve ao fato de, como já disputaram as duas eleições a que tinham direito, resta a eles indicar uma pessoa do grupo político.

É o caso do prefeito de Toritama, agreste do estado, Edilson Tavares que já se elegeu (2016) e se reelegeu (2020). Por lá, o que se comenta é que o nome do secretário de governo Sérgio Collins será o escolhido pelo prefeito para representar o grupo. A imprensa, Serginho, como é conhecido diz que é um homem que grupo e também de missões e que se o prefeito e o seu grupo entenderem que ele deve ir para esta missão, ele vai. Mas também se entenderem por outro nome ele estará junto. No entanto, em todas às divulgações na Prefeitura de Toritama, o nome de Serginho ganha bem mais destaque que outros, o que dá a entender que a decisão de Edilson Tavares já estaria tomada.

Quem também já está em seu segundo mandato e deve indicar um nome para a disputa pela Prefeitura é Mariana Medeiros da cidade de Cumaru. A prefeita foi eleita em 2016 e reeleita em 2020. Além disso, a cidade está sem vice-prefeita já que a titular do cargo abriu mão do mandato após às eleições para o governo de Pernambuco quando a vice apoiou Raquel Lyra e a prefeita apoiou Marília Arraes. Na época, sua vice disse que renunciaria ao cargo se Raquel não fosse majoritária em sua cidade o que acabou não acontecendo.

Em Cupira, o prefeito Zé Maria ainda não disse quem seria o nome do seu grupo político que irá disputar a Prefeitura no ano que vem, mas diferente de seus colegas, não deve deixar essa decisão para 2024. O que se diz é o que prefeito pretende ainda este ano de 2023, anunciar o nome do grupo para entrar já em 2024 com todos sabendo quem é o escolhido e trabalhar pelo seu sucesso eleitoral. 

Agenda - A governadora Raquel Lyra recebe, nesta terça-feira (7), os prefeitos da Região Metropolitana do Recife (RMR),  no Palácio do Campo das Princesas para discutir as soluções integradas de demandas para a gestão metropolitana. Raquel Lyra lança o Programa CUIDA PE MULHER, que tem o objetivo de reduzir o tempo de espera das mulheres que aguardam consultas especializadas, procedimentos cirúrgicos e preventivos, através de uma intensificação das ações voltadas para este público, com início no mês de março em toda rede de saúde do estado de Pernambuco.

Só em 2024 – A prefeita de Rio Formoso, Isabel Hacker, disse que só pretende anunciar o nome para disputar a prefeitura da cidade em 2024. Já quando foi candidata à reeleição, Isabel também só comunicou que iria para a disputa no ano da eleição. A prefeita disse que tem o ano inteiro para continuar trabalhando e mudando a vida da população de Rio Formoso e apenas no segundo trimestre de 2024 é que vai anunciar o nome que contará com o seu apoio.

Vai mal – Se por um lado alguns prefeitos estão de vento em polpa a caminho da reeleição, outros vão sofrer um bocado se quiserem renovar os mandatos. Eleita em 2020 com um discurso de mudança, a prefeita Camila Machado da cidade de Sirinhaém é uma das que estão sofrendo com um gestão sem resultados na cidade. Por lá o que se comenta é que dificilmente Camila conseguirá vencer o grupo de France Hacker que virá fortíssimo.

Surubim – O deputado estadual Chaparral que já comandou a cidade de Orobó, pode disputar a Prefeitura de Surubim. Eleito em 2022 para seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa, Chaparral disse que é um homem de missões e que não pensaria duas vezes em disputar a gestão de Surubim e que entrando vai ser para ganhar.

Expectativa - Em Joaquim Nabuco, o ex-deputado e ex-prefeito Barreto, deve ser o nome do grupo político para disputar a Prefeitura da cidade. O prefeito Charles que venceu a eleição suplementar no ano passado, já está em seu segundo mandato e não pode disputar um novo mandato. Da mesma forma, o prefeito Bal Mimoso de Pesqueira que também está em segundo mandato sendo o primeiro de interino e o segundo como prefeito eleito.

Brasília - O prefeito Simão Durando iniciou ontem uma série de agendas em Brasília para buscar investimentos junto ao Governo Federal. No primeiro dia da rodada de encontros, o gestor da capital sertaneja esteve no Ministério do Turismo e foi recebido pelo secretário nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimento da pasta. Também participou da reunião o deputado federal Fernando Filho.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Fonte:Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário