terça-feira, 21 de março de 2023

MDB forma unidade e busca ampliar tamanho em 2024

 Foto: Thiago Lemos

Foto: Thiago Lemos

O MDB de Pernambuco sofreu um processo de estagnação nos últimos anos, especialmente após a ascensão do PSB ao Palácio do Campo das Princesas em 2006, apesar disso o partido manteve importantes espaços de poder com as duas vitórias de Jarbas Vasconcelos para o Senado em 2006 e 2018 e de Raul Henry como vice-governador em 2014.

Nas eleições de 2022 o partido não elegeu um único deputado estadual e trocou sua representação na Câmara dos Deputados de Raul Henry para Iza Arruda. A legenda nacionalmente também havia sofrido um baque com a diminuição na Câmara dos Deputados mas reverteu a tendência de queda com a eleição de 47 deputados federais.

No último sábado o partido reconduziu o ex-deputado federal Raul Henry na presidência estadual, tendo o senador Fernando Dueire como vice-presidente e a deputada federal Iza Arruda como tesoureira. A nova direção terá um processo decisório colegiado, ou seja, qualquer posição partidária demandará o aval de toda a executiva partidária.

Com o fim da hegemonia do PSB no estado, muitos prefeitos e lideranças políticas deverão buscar legendas mais ao centro, e o MDB poderá ser o destino de alguns políticos que se preparam para as eleições municipais, é apostando nisso que os dirigentes da legenda implementarão um ritmo de encontros e diálogos com lideranças para fortalecer o partido em 2024.

Vale ressaltar que se o partido quiser pensar numa majoritária em 2026, quando estará se encerrando o mandato de Jarbas Vasconcelos/Fernando Dueire, terá que fazer o dever de casa para montar chapas competitivas para estadual e federal, e um bom desempenho nas eleições municipais será meio caminho andado para a legenda se fortalecer no pleito estadual.

Conferência – A vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão, que está em Nova York para participar da Conferência da Água 2023, promovida pela ONU nos dias 22 e 24 de março, tem agenda nesta terça com a Cônsul Geral do Brasil em Nova York, Maria Nazareth Farani Azevedo. Na ocasião, Isabella visitará o Espaço da Mulher Brasileira, que fica no Consulado, tem o objetivo de prestar apoio às mulheres brasileiras imigrantes vítimas de violência doméstica. O Espaço é o terceiro do tipo no mundo.

Encontro – O CRO-PE, em parceria com a ALEPE, promoveu o II Encontro de Gestores do SUS. O evento reuniu os coordenadores de Saúde Bucal do Estado de Pernambuco para discutir políticas públicas da saúde bucal. A programação contou com a palestra do Professor da Universidade de Brasília,e responsável pela implantação do Brasil Sorridente Gilberto Pucca, do senador Humberto Costa, e de representantes dos Conselhos Regionais de Odontologia de todo Brasil.

TCE – Nos bastidores, há uma expectativa sobre quem será o nome para suceder a conselheira Teresa Duere que deixa o órgão em julho. Única mulher naquela corte, há uma corrente para que o nome escolhido seja uma mulher e a aposta da vez é a vice-governadora Priscila Krause, que reúne as credenciais para a função, pois já foi deputada e tem trânsito para convencer os deputados estaduais a chancelar sua escolha.

Inocente quer saber – Quantos nomes estarão na disputa pela vaga do TCE em julho?

Fonte: Blog do Edmar Lyra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário