terça-feira, 21 de março de 2023

Lula em Pernambuco com Raquel Lyra e João Campos

 

A presença de Lula no próximo dia 22 em Pernambuco irá reafirmar o compromisso do petista com sua terra natal. Desde que assumiu a presidência em 2003, Lula nunca deixou de tratar bem o seu estado, embora tivesse aqui em governador que era seu adversário e crítico: Jarbas Vasconcelos. Por várias vezes o presidente esteve por aqui anunciando programas e ações e não era difícil ver Jarbas ao seu lado. O presidente sempre fez questão de frisar que não administra olhando a posição política do governador ou do prefeito.

Agora, em seu terceiro mandato, Lula voltará novamente a Pernambuco em um cenário totalmente diferente. Será recebido pela primeira mulher eleita governadora, Raquel Lyra (PSDB) e pelo prefeito do Recife, João Campos (PSB). João é aliado de Lula. Já Raquel tem uma postura independente mas tem feito elogios à maneira como o presidente vem conduzindo a nação e também tem buscado sempre que possível se fazer presente em Brasília buscando soluções e recursos para o estado.

Ainda não foi divulgada a agenda oficial de Lula, mas ele deve fazer uma visita ao Palácio das Princesas onde cumprirá uma agenda com a governadora Raquel Lyra. De lá, Lula segue para o Geraldão onde participa do relançamento do Programa de Aquisição de Alimento (PAA), criado em 2003 no âmbito do Fome Zero.

O novo PAA, haverá reajuste no valor individual que pode ser comercializado pelas agricultoras e agricultores familiares, facilitação do acesso a indígenas, povos e comunidades tradicionais, além de maior participação das mulheres na execução do programa no conjunto das modalidades oferecidas.

Fora a agenda administrativa, Lula também vem reafirmar a força da nova liderança política do prefeito do Recife, João Campos, que disputará um novo mandato no próximo ano com o apoio do PT.

Prioridade - O prefeito João Campos (PSB) é a prioridade número um do PSB de Pernambuco no próximo ano. O jovem gestor que está no primeiro mandato tem buscado imprimir uma marca de gestão bem diferente dos seus antecessores e bem mais próximo da população. João sem dúvida alguma é o nome mais forte na sucessão municipal do Recife.

Indicações - Após indicações políticas no segundo escalão do Governo do Estado, chegou a vez do União Brasil entrar na pauta. O nome de Miguel Coelho passou a ser ventilado para presidir a Copergás. Também se fala na possibilidade de o União Brasil comandar o Consórcio Grande Recife.

Solidariedade - Quem também está na possibilidade de assumir espaços na gestão tucana é o Solidariedade. Como bem dissemos na coluna ontem, Marília Arraes se tornou uma voz solitária no deserto e os deputados estaduais em sua maioria esmagadora votam com o governo.

Federação - Outros cargos do segundo escalão também estão sendo vistos por alguns membros da federação do PT, PCdoB e PV. Todas essas legendas fazem parte da chamada bancada independente.

Brasília - Raquel Lyra se reuniu com o ministro das Cidades, Jader Filho, para dialogar sobre a retomada de obras paralisadas de habitações de interesse social em Pernambuco. De acordo com levantamento prévio realizado pelo Governo do Estado, há mais de 10 mil unidades com obras paralisadas. A retomada do Programa Minha Casa, Minha Vida esteve na pauta.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp:(81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Fonte:Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário