quinta-feira, 2 de março de 2023

Antônio Moraes presidirá comissão mais importante da Alepe

 

Foto: Divulgação

Decano da Assembleia Legislativa de Pernambuco, o deputado estadual Antônio Moraes (PP) está no oitavo mandato na Casa de Joaquim Nabuco, tornando-se não só o mais experiente como um dos parlamentares mais respeitados dentre os deputados estaduais. Inclusive, tinha envergadura para ocupar qualquer função da mesa diretora da Alepe, não só pela sua experiência como também pelo seu excelente trânsito.

Após idas e vindas para a oficialização da presidência das comissões, Antônio Moraes acabou eleito como presidente da Comissão de Constituição, Legislação e Justiça, a mais importante da Casa. O progressista foi escolhido por unanimidade pelos seus pares. Além de Moraes na CCLJ, os deputados Débora Almeida (PSDB) e Joaquim Lira (PV) foram escolhidos para a presidência das comissões de Finanças e Administração Pública, respectivamente, igualmente consideradas importantes.

Apesar da vitória de aliados para as comissões, nos bastidores, a avaliação é que o governo tem precarizado a relação com os parlamentares e só tem conseguido resultados na base do abafa, foi assim na reforma administrativa, ainda na legislatura anterior, e se repetiu na presidência das comissões.

Parlamentares avaliam também que a qualquer momento o governo poderá sofrer um duro recado caso não avance com pautas de interesse do legislativo, em especial de parlamentares tidos independentes que só consideram apoiar formalmente o governo se for iniciado o processo de nomeações em diversos órgãos do estado e um tratamento melhor na relação institucional por parte do Palácio do Campo das Princesas.

Delação – O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, determinou o trancamento de um inquérito contra o ex-governador do Rio, Pezão (MDB), por suposto recebimento de caixa 2. O ministro constatou que o procedimento é baseado “unicamente em um acordo de colaboração premiada do também ex-governador do Rio, Sérgio Cabral” que foi anulado pelo STF. Ao determinar o trancamento da investigação, o ministro Gilmar Mendes verificou que “o termo de declaração prestado por Sérgio Cabral era o único elemento existente para a instauração do inquérito”.

Contradições – A intervenção consistente e lúcida do deputado Waldemar Borges expôs contradições “de raiz” entre o discurso e a prática da governadora no episódio da eleição da CCLJ. O desprezo pela proposta de acordo elaborada na Assembleia e a atuação na destituição do líder do PL deixaram marcas de intransigência e truculência incompatíveis com que prega diálogo e construção de pontes, destacou Wal. Ele saiu maior do que entrou nesse episódio.

Encontro – O presidente estadual do PL, Anderson Ferreira, esteve reunido com o presidente nacional da legenda, Valdemar da Costa Neto, em Brasília, para discutir o crescimento da legenda no Nordeste, em especial em Pernambuco, onde elegeu quatro deputados federais e cinco deputados estaduais em 2022 e governa a segunda maior cidade do estado, Jaboatão dos Guararapes.

Desconhecidos – Alguns deputados estaduais estão se queixando do desconhecimento de parte do secretariado do governo de Pernambuco. Eles têm afirmado que não conhecem os secretários e estão com dificuldades de diálogo para tratar de demandas de seus municípios.

Inocente quer saber – O governo sofrerá algum revés na Alepe nos próximos dias?

Fonte: Blog do Edmar Lyra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário