Desde o ano de 1997 foi instituído no Brasil a reeleição única para cargos do executivo: prefeitos, governadores e presidente. De lá pra cá, a reeleição já se mostrou suficiente para eleger diversos chefes de executivo ou mesmo os prejudicou. 1998 a reeleição valeu para todos os governadores que se elegeram em 1996. Em Pernambuco, Arraes não conseguiu vencer Jarbas que vinha forte como o nome da oposição. Da mesma forma, em 2000, Roberto Magalhães viu uma reeleição praticamente garantida ir por água abaixo com a eleição de João Paulo pelo PT. De lá pra cá, a reeleição sempre funcionou em Recife.

Foi assim com João Paulo eleito em 2000 e reeleito em 2004. No ano de 2008, João Paulo apresentou como seu candidato João da Costa que não teve o direito de disputar a renovação do mandato. O PT negou legenda e lançou Humberto Costa para prefeito. Humberto foi derrotado e ficou em terceiro lugar. Venceu Geraldo Júlio que igual a João Paulo foi eleito e reeleito. Agora, João Campos caminha até o momento para uma reeleição tranquila na cidade. Jaboatão dos Guararapes sempre gostou de reeleger os seus gestores. Eleito em 1996, Fernando Rodovalho foi reeleito no ano 2000 com quase 63% dos votos. No ano de 2004, elegeu Newton Carneiro que foi o único a não conseguir se reeleger e amargou o terceiro lugar na eleição de 2008 que elegeu Elias Gomes e o reelegeu em 2012. Em 2016 elegeu Anderson Ferreira e o reelegeu em 2020.

Em Petrolina, Júlio Lóssio foi eleito prefeito da cidade em 2008 devendo mais a divisão do PSB na cidade  do que seus méritos próprios. Mesmo assim, conseguiu se reeleger em 2012. Já em 2016, Miguel Coelho foi eleito e se reelegeu em 2020. Tanto em Jaboatão quanto em Petrolina, as cidades são governadas pelos sucessores: de Anderson Ferreira, com Mano Medeiros e de Miguel Coelho, com Simão Durando. Todos os dois prefeitos são prováveis candidatos à reeleição e devem entrar com força na disputa. 

Da mesma forma, Caruaru que foi governada por dois mandatos por Tony Gel, dois mandatos por Zé Queiroz e também dois mandatos com Raquel Lyra que deixou a Prefeitura para se candidatar com êxito ao Governo de Pernambuco. Assumiu o seu vice, Rodrigo Pinheiro que está tentando repetir os feitos dos seus antecessores. Rodrigo, no entanto, precisa da bênção e da força política da governadora Raquel Lyra que é hoje a maior eleitora da cidade. Se Raquel não fizer campanha para Rodrigo, a Prefeitura pode cair nas mãos do seu adversário, o ex-deputado José Queiroz que deixou a cidade com quase 70% de aprovação e disse que volta a disputar novamente no ano que vem, e caso vença entrar para a história como o político que governou Caruaru por quatro vezes.

No PSDB - O empresário Tonynho Rodrigues pode trocar o MDB pelo PSDB. O que se diz nos bastidores é que estaria preparando o caminho para embarcar na legenda da governadora Raquel Lyra que o nomeou para a Empetur durante esta semana. Tonynho era até então, um dos nomes lembrados para concorrer ao cargo de Prefeito de Caruaru.

Não abre - Na cidade de Caruaru, o ex-deputado Zé Queiroz já disse que não pretende abrir mão da candidatura que já está na boca das pessoas por lá. Zé Queiroz deve aproveitar a proximidade de Wolney Queiroz com Lula para ser o nome do petista na cidade o que não se sabe se seria o suficiente para uma campanha com êxito.

Prestígio - Convidado pelo presidente Lula, o prefeito do Recife, João Campos, participou, ontem, de dois eventos estratégicos para municípios em todo o país, inclusive o Recife. No Palácio do Planalto, o gestor ouviu o anúncio do presidente sobre o reajuste em até 39% do valor destinado à merenda escolar a partir deste mês. Além disso, em reunião virtual com Lula, ele recebeu a notícia do lançamento da plataforma online Mãos à Obra, que visa retomar empreendimentos em parcerias com os municípios e estados em todo o país.

Jaboatão - Em Jaboatão, o prefeito Mano Medeiros está caminhando tranquilo para uma ótima campanha à reeleição com números bastante favoráveis. O prefeito tem buscado imprimir uma marca própria no jeito de gerir o município que tem chamado a atenção de todos. Na oposição, nomes como Daniel Alves já disse que pretende disputar. Outros nomes como Elias Gomes, Clarissa Tércio estão no campo da probabilidade.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Fonte:Blog do Silvinho.