Diante de tudo que foi visto, ontem, no Recife, com ruas que viraram mar, famílias desabrigadas, carros levados pelas enxurradas e ameaças de desabamentos, em consequência das fortes chuvas que caíram na cidade, a pergunta elementar está na boca de todos os recifenses: o que o PSB fez em nove anos para mudar esse quadro?
Oito anos, de Geraldo Júlio, um do infante-viajante João Campos. Com eles tendo o poder da caneta, Recife não avançou em nada. Não melhorou seus índices sociais, os morros não ganharam mais segurança para os efeitos das chuvas, os esgotos continuam a céu aberto, o saneamento capenga e nem há manutenção sequer das galerias, entupidas e malcheirosas.
Os recifenses viveram um dia de caos, ontem, com chuvas que começaram na noite da terça-feira e se prolongaram pela madrugada, dando uma paradinha já no início da tarde. Atônito, mais perdido do que cego em tiroteio, porque não tem o menor tirocínio administrativo, o infante João Campos comunicou pelas redes sociais que estava indo fazer o monitoramento das chuvas do seu gabinete, na Prefeitura. Não quis botar o pé na lama e ver de perto o sofrimento do povo.
Informou que havia acordado pela madrugada e que estava extremamente preocupado com o excesso de água que desabou na cidade. Mentiu. Na verdade, ele nem estava na cidade. Havia chegado de São Paulo, onde foi se apresentar como um dos integrantes do conselho de campanha do ex-presidente Lula. É só o que ele sabe fazer: viajar.
Vive em permanente lua de mel com a sua Tabata Amaral em São Paulo, depois que largou uma noiva no Recife que já havia, inclusive, agendado a data do casamento. Coitada da população do Recife que não tem em quem confiar! A gestão do infante é medíocre. Vai sair da prefeitura mais rejeitado do que Geraldo Júlio. Massa de manobra, o povo tem o governo que merece. Desculpe, leitor, o lugar comum.
Sem aulas – A Secretaria Estadual de Educação suspendeu as aulas presenciais na rede. Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Itamaracá, Paulista, Ipojuca e Araçoiaba ficaram sem atividades nas escolas municipais. No Recife, além da rede municipal, o prefeito orientou que a rede particular de ensino também suspendesse as aulas presenciais, logo cedo em vídeo postado pelas redes sociais anunciando que estava indo acompanhar o monitoramento das chuvas com sua equipe em seu gabinete.
Tudo foi válido – Um bote inflável puxado por um caiaque chamou a atenção de moradores de Olinda em meio às fortes chuvas que atingiram, ontem, o Grande Recife. Foi possível ver nas imagens de vídeos duas pessoas empurrando o barco. As imagens foram feitas pela funcionária pública Luzimar Silva, que ficou sem ter como sair de casa e fez o registro da parte superior do imóvel, que fica em frente ao Canal do Fragoso. Ela disse que, entre as pessoas, havia crianças.
Risco alto – A Apac – Agência Pernambucana de Águas e Clima – alterou o nível de riscos de alagamento na Região Metropolitana do Recife, além de Mata Norte e Mata Sul. Segundo a agência, a decisão foi tomada por conta do acúmulo de chuvas estarem muito altos. "A previsão indica que a chuva pode ir reduzindo ao longo dos próximos dias, mas de forma contínua e persistente", informou.
Famílias desabrigadas – De acordo com a Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe), até a manhã de ontem 37 famílias moradoras de Olinda e Recife estavam desabrigadas por conta da destruição causada pelas chuvas. Ainda de acordo com a Codecipe também foram registradas quedas de árvores e deslizamentos de barreiras, mas sem óbitos ou feridos. O temporal também causou grandes alagamentos em diversos bairros da RMR e em algumas das principais avenidas da cidade, como a Avenida Recife, provocando longos engarrafamentos.
MDB Mulher – A fisioterapeuta Iza Arruda, filha do prefeito de Vitória de Santo Antão, Paulo Roberto, já traçou um roteiro para andar o Estado inteiro na condição não apenas de pré-candidata à deputada federal, mas de nova presidente do MDB Mulher. Com a chegada de Iza, a expectativa é que o MDB Mulher avance ainda mais nos municípios. Iza tem uma história de militância antiga pela inclusão social através do esporte e da saúde pública e é considerada um nome fortíssimo para ocupar uma das 25 cadeiras de Pernambuco na Câmara dos Deputados.
CURTAS
APOIO TUCANO – A senadora Simone Tebet (MDB-MS), pré-candidata ao Planalto, disse, ontem, que não tem dúvida de que o PSDB apoiará sua candidatura. Ela conta com o apoio do Cidadania e está fazendo acenos ao ex-governador de São Paulo, João Doria, para ter todas as correntes tucanas em seu palanque.
SEM PALANQUE – O pré-candidato ao Governo da Bahia pelo União Brasil, ACM Neto, disse que “não tem obrigação de dar palanque” para nenhum candidato presidenciável. ACM Neto elogiou o pré-candidato do PDT ao Planalto, Ciro Gomes, e destacou que a terceira via “não pode deixar de considerar o peso político de Ciro” nas negociações.
Perguntar não ofende: Quando o Recife ficará livre dos flagelos das grandes chuvas?
Fonte:Blog do Magno Martins.
Nenhum comentário:
Postar um comentário