A disputa presidencial de 2022 vem recebendo uma série de desistências como as pré-candidaturas de Luiz Henrique Mandetta, Sergio Moro, João Doria que pontuavam de alguma forma nos levantamentos anteriores. Lula e Jair Bolsonaro juntos possuem cerca de 80% das intenções de voto, enquanto os demais somam menos de 15% com destaque para Ciro Gomes que aparece melhor posicionado com 5% em média.
Se considerados os votos válidos Lula já teria algo em torno de 45% e Bolsonaro cerca de 40%. Ambos ainda podem crescer em cima dos indecisos e o voto útil poderá prevalecer até o dia 2 de outubro. Historicamente tivemos segundo turno em todas as eleições desde a redemocratização, com a exceção de 1994 e 1998 quando Fernando Henrique Cardoso liquidou a fatura na primeira etapa lastreado pelo bom desempenho do Plano Real.
Ciro Gomes, na terceira colocação, ainda poderá perder votos pra Lula na reta final, uma vez que o voto dele é mais próximo do espectro ideológico do ex-presidente, e dado seu amplo conhecimento por parte do eleitorado, o que evidencia grande dificuldade de crescer. Cabendo à postulação de Simone Tebet, da coalizão MDB/PSDB/Cidadania, a incumbência de crescer e ajudar na realização de uma segunda etapa, caso ela e Luciano Bivar, pré-candidato do União Brasil, não reajam a números minimamente satisfatórios, haverá forte tendência de Lula ou Bolsonaro ser o eleito logo em primeiro turno.
O grande balizador da disputa, além de questões ideológicas que colocarão os dois espectros em confronto direto, será a economia, cuja inflação, desemprego e crescimento do PIB ditarão ao eleitor o Brasil que sairá das urnas: o da manutenção de Bolsonaro ou o da volta de Lula ainda no dia 2 de outubro.
Marca – O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSDB), tem buscado imprimir uma marca própria da sua gestão na maior cidade do interior de Pernambuco. O início deste trabalho é no São João deste ano, quando decidiu reativar as matinês que fizeram muito sucesso em outras edições dos festejos juninos. Fora da grade anteriormente divulgada, Bell Marques foi anunciado como uma das atrações para o dia 11 de junho. A decisão do gestor foi bastante elogiada pela população caruaruense.
Eleitos – A nova mesa diretora da Câmara dos Deputados ficou completa com a eleição dos integrantes após a decisão do STF. Lincoln Portela (PL/MG) assumiu a vice-presidência, enquanto Odair Cunha (PT/MG) ficou com a segunda-secretaria e Geovania de Sá (PSDB) foi a escolhida para a terceira-secretaria. Apenas a vaga de Lincoln teve bate-chapa, mas ele atingiu a maioria dos votos e liquidou a fatura.
Empecilho – Na avaliação de um parlamentar da Frente Popular, o grande empecilho para uma reconciliação entre o presidente estadual do PP, o deputado federal Eduardo da Fonte e o PSB de Danilo Cabral foi a declaração do deputado federal Milton Coelho. Na ótica deste parlamentar, um pedido de desculpas público de Coelho a Eduardo poderá facilitar o entendimento entre socialistas e progressistas com vistas a eleição para governador em outubro.
Inocente quer saber – Se a eleição for decidida em primeiro turno, entre Lula e Bolsonaro, quem será eleito?
Fonte: Blog do Edmar Lyra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário