O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), cumprimentou, nesta terça-feira (02), os novos presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) e Arthur Lira (PP-AL), respectivamente.
Pacheco e Lira foram eleitos nesta segunda-feira (1º) após votações presenciais e secretas nas respectivas Casas.
Nesta terça, Paulo Câmara escreveu mensagem nas redes sociais em que parabeniza os dois presidentes das Casas Legislativas.
“Parabenizo o senador Rodrigo Pacheco e o deputado Arthur Lira pela eleição para presidentes do Senado e da Câmara. Desejo que direcionem seus mandatos para uma agenda em favor do Brasil, mantendo a independência do Legislativo, contribuindo para o enfrentamento da pandemia, criação de empregos e da retomada do desenvolvimento”, escreveu o governador.
Desejo que direcionem seus mandatos para uma agenda em favor do Brasil, mantendo a independência do Legislativo, contribuindo para o enfrentamento da pandemia, criação de empregos e da retomada do desenvolvimento.
— Paulo Câmara 40 (@PauloCamara40) February 2, 2021
Senado
Sem surpresas, o senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG) foi eleito presidente do Senado Federal para o biênio 2021/2022 na noite desta segunda-feira (1º).
Ele obteve 57 votos e venceu a senadora Simone Tebet (MDB-MS), que teve 21 votos.
Rodrigo Pacheco teve o apoio do presidente Jair Bolsonaro, do então presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e partidos de oposição, como PT, PDT e Rede Sustentabilidade.
Para sair vencedor já no primeiro turno era preciso conseguir o apoio de no mínimo 41 dos 81 senadores.
A votação ocorreu de forma presencial e secreta.
Câmara dos Deputados
Ele obteve 302 votos contra 145 votos do principal adversário, Baleia Rossi (MDB-SP).
Arthur Lira é integrante do Centrão e teve apoio do presidente Jair Bolsonaro na disputa da Câmara.
Como é réu por corrupção, o deputado não poderá assumir a Presidência da República, em caso de ausência de Bolsonaro e do vice Hamilton Mourão, conforme entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF).
Eram necessários 253 votos para se eleger em primeiro turno nesta eleição Câmara, diante da presença de 504 deputados na Casa.
Fonte: Blog de Jamildo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário