sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

Aliados na expectativa da visita de Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro chega hoje a Pernambuco, mais precisamente na cidade de Sertânia, para visita às obras do ramal do agreste. Ele vem acompanhado do ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, do senador Fernando Bezerra Coelho e dos deputados aliados André Ferreira, Fernando Filho, Fernando Monteiro e Silvio Costa Filho.

Esta será a primeira visita do presidente ao estado em 2021 e como estamos num ano pré-eleitoral, há forte expectativa sobre as sinalizações do presidente aos aliados. Como todos sabem, há uma disputa interna no campo da oposição sobre quem será o candidato a governador em 2022, além dos prefeitos Anderson Ferreira, Miguel Coelho e Raquel Lyra, o ministro Gilson Machado Neto vez por outra tem seu nome ventilado para disputar um cargo majoritário no próximo ano.

Em que pese a pouca inserção em Pernambuco, quando em 2018 o presidente obteve apenas 33,5% dos votos válidos no estado no segundo turno, ainda assim a benção do Palácio do Planalto poderá ser um diferencial na formação da chapa majoritária de oposição em 2022. Está evidente que Bolsonaro não poderá ficar distante do processo eleitoral no estado como em 2020, e por isso há muita expectativa no meio político sobre alguma sinalização pública do presidente a algum aliado para fazer a construção do seu palanque em Pernambuco.

Exame – O Ministério Público Federal (MPF) ingressou com ação, na Justiça Federal do Ceará, para obrigar a ANAC exigir exame de covid-19 para passageiros em voos nacionais. A medida visa conter o avanço da doença, diante de novas variantes do coronavírus. Na ação, o MPF pede a proibição de embarque a quem deixar de apresentar exame tipo RT-PCR com resultado negativo, realizado com antecedência máxima de 72 horas da partida do voo.

Voltando – O ministro Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), não prorrogou o afastamento do senador Chico Rodrigues (DEM-RR), abrindo caminho para que ele volte a exercer o cargo. Em outubro de 2020, durante busca e apreensão, o senador escondeu R$ 30 mil nas vestes íntimas para ocultar os valores da Polícia Federal. Segundo o STF, Chico Rodrigues é “suspeito de fraude e dispensa indevida de licitações, de peculato e de integrar organização criminosa voltada ao desvio de recursos federais destinados ao combate da pandemia em Roraima”. Durante o afastamento, o senador foi substituído pelo filho, seu primeiro suplente.

Responsabilidade – O ex-presidente Lula (PT) opinou que a responsabilidade de decidir sobre a prisão do deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) não é do Supremo Tribunal Federal (STF), mas sim da Câmara de Deputados. “Acho que não é o papel da Suprema Corte mandar prender pessoas, sobretudo um deputado, porque tem foro especializado. Esse cidadão tem de ser punido pelo Congresso Nacional. A Câmara que o julgue, tire o passaporte dele, a imunidade dele, e ele vai aprender a lição”, opinou o ex-presidente petista.

Inocente quer saber – Quem é o pré-candidato a governador preferido de Jair Bolsonaro em Pernambuco?

Fonte : Blog do Edmar Lyra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário