quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Divisão do PT novamente prejudica Marília Arraes

O Partido dos Trabalhadores possui muitos adeptos em todo o Brasil, e em Pernambuco e mais precisamente no Recife, não é diferente. É de longe o partido que mais mobiliza pessoas em torno de um projeto. Por ser um partido de massas, o PT também tem seus contratempos e um deles é a histórica divisão interna que existe na sigla.
Não precisa ir muito longe para lembrar das disputas entre os grupos de Humberto Costa e João Paulo. Depois tivemos, com a ascensão de João da Costa ao cargo de prefeito, uma disputa interna que culminou na retirada do legítimo direito de reeleição do então prefeito que abriu espaço para a chegada de Geraldo Julio ao executivo da capital pernambucana.
Nas eleições de 2018, mesmo Marília Arraes bem posicionada nas pesquisas, acabou tendo sua pré-candidatura retirada em prol de uma aliança com o PSB. E em 2020, ao que tudo indica, haverá novamente muita confusão para decidir qual caminho o partido vai tomar. Qualquer que seja o desfecho, a divisão interna do partido tende a prejudicar politicamente e eleitoralmente as pretensões do PT em 2020.
O presidente do PT Recife, Cirilo Mota, afirmou em nota ao blog que a candidatura própria não traz nenhum benefício para o partido, pois impede negociações em várias cidades do estado com a Frente Popular. Para Cirilo, é mais importante que a esquerda esteja unida em torno do projeto maior que é a volta de Lula em 2022. A declaração do presidente municipal do PT mostra o quanto será difícil a construção de uma candidatura própria em 2020, pois não há unidade em torno de Marília Arraes, que seria a virtual candidata do partido à prefeitura do Recife.
Vistoria – Com 35% das obras concluídas, o prefeito Geraldo Julio vistoria na manhã desta quinta-feira (21), o andamento dos trabalhos no Hospital Governador Eduardo Campos da Pessoa Idosa (HECPI) – primeiro hospital do Nordeste completamente voltado ao tratamento de doenças e prevenção das pessoas idosas. Com um investimento de cerca R$ 25 milhões, o hospital está sendo construído na Avenida Recife, no bairro da Estância.
Jingle – Usar em jingle de campanha eleitoral uma paródia de música famosa, sem a devida autorização, não viola a Lei de Direitos Autorais. A decisão é do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que não condenou o deputado federal Tiririca (PL-SP) a indenizar uma gravadora por aproveitar parte da música “O Portão”, de autoria de Roberto Carlos e Eramos Carlos, famosa pelo verso “eu voltei, agora pra ficar”.
Homenagem – Três políticos pernambucanos foram homenageados com a Medalha Mérito Legislativo da Câmara dos Deputados. O ex-senador Armando Monteiro foi homenageado por André de Paula, o ex-presidente Marco Maciel foi por Augusto Coutinho e o deputado estadual Manoel Ferreira foi homenageado por André Ferreira.
Palestra – O prefeito de Gravatá, Joaquim Neto, foi um dos palestrantes da Audiência Pública Extraordinária da Comissão de Segurança e Combate ao Crime Organizado, que foi realizada nesta quarta-feira (20), na Câmara dos Deputados, em Brasília. O convite feito ao prefeito teve como motivo a diminuição dos índices de violência no município, fato que colocou a cidade no primeiro lugar do ranking dos municípios menos violentos do Projeto Cidade Pacífica, no estado de Pernambuco.
RÁPIDAS
Unale – Vários deputados pernambucanos viajaram para Salvador para participar do congresso da União Nacional dos Legisladores Estaduais (Unale). Por ser uma legislatura com 25 deputados novatos, boa parte fez questão de participar.
Recuperado – O deputado estadual Antônio Moraes retomou às atividades na Assembleia Legislativa de Pernambuco depois de passar por uma cirurgia. O parlamentar voltou de muletas mas fez questão de participar ativamente das reuniões plenárias.
Inocente quer saber – Davi Muniz seria um bom nome para compor uma chapa majoritária nas eleições de 2020 na capital pernambucana?
Fonte: Blog Edmar Lyra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário