segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Com Lula solto o PT de Pernambuco terá que mudar estratégia para as eleições municipais

Com Lula em liberdade não há dúvida de que cenário político mudou favorecendo especialmente candidaturas do PT, sobretudo no Nordeste onde o ex-presidente exerce grande liderança e influência política. Em Pernambuco este novo contexto exigirá do diretório estadual do PT uma mudança na estratégia a ser adotada nas eleições municipais do próximo ano. O partido, se assim quiser aproveitar o momento, terá a oportunidade de falar mais grosso no que se refere ao lançamento de candidaturas e composições na disputa por prefeituras.

Com um saldo de apenas 7 prefeitos eleitos em 2016 no estado, o Partido dos Trabalhadores precisará muito mais do que isso em 2020 caso deseje pensar em um projeto competitivo mirando o Palácio do Campo das Princesas em 2022.  Vale destacar que das 7 cidades conquistadas na última eleição municipal, na maior delas, Serra Talhada, o prefeito Luciano Duque se desfiliou do partido no final de julho deste ano. As demais, Águas Belas, Calumbi, Granito, Jaqueira, Orocó e Tacaimbó, são todas pequenos colégios eleitorais.
Com exceção de Petrolina, onde está posta uma candidatura do ex-deputado Odacy Amorim, em nenhum outro grande colégio eleitoral existe uma candidatura definida pelo partido que possua o mínimo de competitividade possível. No Recife, apesar da deputada Marília Arraes ter o nome lembrado, a cúpula petista prefere marchar com o PSB.
Com Lula solto para fazer política e dinamizar candidaturas petistas será que o PT de Pernambuco vai optar por apostar em candidaturas próprias visando protagonizar a eleição ou vai se submeter ao papel de apêndice do PSB participando do pleito como mero coadjuvante?


Mantendo… – Depois que políticos ligados à Assembleia de Deus, liderada por Pastor Ailton José Alves, tiveram seus nomes envolvidos em escândalos, a maior denominação evangélica em Pernambuco deve manter distância das eleições municipais de 2020.

… distância – Por conta dessa nova postura a ser adotada, a vereadora recifense Irmã Aimeé (PSB) pode não se candidatar à reeleição. Para a eleição de 2022 o deputado estadual Adalto Santos (PSB) não será mais o indicado da igreja na disputa por uma vaga no Legislativo Estadual. Mesma coisa pode acontecer com o deputado federal Pastor Eurico (Patriotas), que caso queira continuar na política deve concorrer por sua própria conta e risco.


Silêncio  – Chama atenção a mudança de postura da deputada estadual Clarissa Tércio (PSC). No início do mandato a parlamentar fazia questão de visitar hospitais e produzir vídeos com duras críticas à gestão do governador Paulo Câmara (PSB), enquanto que na atualidade, apesar de ter criado um canal de denúncias via Whatshap,  Clarissa raramente se manifesta com críticas ao Governo do Estado. O que motivou o silêncio da parlamentar?

Futuro – Conseguindo ou não emplacar os sucessores, ao menos dois prefeitos que deixarão o poder no final de 2020 planejam disputar uma vaga na Assembleia Legislativa. Izaias Régis de Garanhuns e Luciano Duque de Serra Talhada.
Colados – Pode pertencer a um deputado do PSB o título de possuir maior afinidade com o governador Paulo Câmara, mas quando o assunto é proximidade, ninguém supera o deputado Fabrízio Ferraz (PP). O pepista mora em um apartamento no mesmo prédio onde reside o governador. Recentemente Paulo esteve no apê de Fabrízio.
Polarização – O grupo do deputado estadual licenciado e secretário de Turismo, Rodrigo Novaes (PSD), lançou neste domingo o nome de Gustavo Novaes para disputar a prefeitura contra o prefeito Ricardo Ferraz (Avante). O movimento acabou por isolar a ex-prefeita Rorró Maniçoba.


Pesquisa 1 – A situação política do prefeito de Maraial, Marquinhos Moura (PTB), não é das melhores. Na disputa pela reeleição Moura terá que trabalhar muito para bater Marlus Henrique nas urnas. Uma pesquisa encomendada pelo Palácio e que Blog Ponto de Vista teve acesso dá a Marlus uma grande vantagem em relação a Marquinhos.

Pesquisa 2 – Já no município de Catende o levantamento realizado pelo Palácio aponta o advogado Rinaldo Barros disparado em todos os cenários. O vereador Buda, além Graça Braz e Paulo de Otacílio, também candidatos a prefeito, não ameaçam nem de longe o favoritismo de Rinaldo diante dos eleitores.
Gesto – Apesar de ser adversário político do ex-deputado José Humberto (PTB), o prefeito de Limoeiro, Joãozinho (PSB), chegou a convidar o ex-parlamentar para prestigiar a inauguração da pavimentação de duas que foram fruto de emendas que ele destinou ao município. O petebista não compareceu porque estava em viagem.
Bem na fita – A área de comunicação do deputado estadual e presidente da ALEPE, Eriberto Medeiros (PP), tem garantido ao parlamentar uma ampla divulgação da sua atuação. O staff está sob o comando do competente jornalista Ulisses Gadêlha.
Fonte: Blog Ponto de Vista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário