quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Ainda para falar e lembrar de Inaldo Sampaio

Inaldo Sampaio
Inaldo SampaioFoto: Arthur Mota
Um detalhe comum é citado por boa parte dos que com ele conviviam: era adepto da maneira artesanal de apurar. Inaldo Sampaio era inseparável de seu caderno. Nada de gravador digital ou WhatsApp, era um jornalista à moda antiga, de privilegiada memória, lembra uma ala de amigos. Outra recorda o seguinte: naquela época sem Google, ele cuidava de fazer o seu próprio arquivo de consultas - uma papelada sem fim. Carregado de marcas nítidas do tempo em que o jornalismo era mais romântico, o adeus a Inaldo, dado na última segunda-feira, deixa um lacuna no jornalismo, sobretudo no de Pernambuco.
No Estado, ele assinou colunas no Jornal do Commercio por mais de 20 anos, nesta Folha de Pernambuco e no Diario de Pernambuco. Sempre gentil no trato, tinha notório mapeamento da política no interior do Estado. Não à toa era uma espécie de embaixador, no Recife, dos amigos do interior. Formou estes conhecimentos através de várias amizades e, sempre procurado pelos que precisavam de intermédio na Capital, nunca se furtava a ajudar. Nas sessões do TCE, onde atuava no setor de comunicação social há 27 anos, cuidava de anotar a síntese do que mais importante tinha sido debatido. Mas, além do dom da pena, carregava ainda o dom da música. Nas palavras do irmão mais velho, Ivanildo Sampaio: “Quando ele chegava em São José do Egito (cidade natal) juntava os amigos para tocar saxofone. Era uma pessoa muito amiga, sempre, sempre!”. Fica a homenagem ao jornalista Inaldo Sampaio, ainda em tempo de recordar e de se inspirar nas linhas por ele escritas.
Fale mal, mas...
Diante dos ataques do ex-ministro Ciro Gomes ao ex-presidente Lula, o líder do PT no Senado, Humberto Costa, argumenta o seguinte: "O que o Ciro tem dito, na prática, não corresponde a como se dá nossa relação com o PDT".
...fale de... > Humberto completa: "O PDT, apesar de todas essas manifestações, tem se somado a vários esforços de outros partidos, como PCdoB, PSOL, o próprio PT, o PSB no sentido de nos opormos a esse governo Bolsonaro".
...mim > Resultado é que o senador não elimina a possibilidade de que PT e PDT possam ter entendimentos "não somente, hoje, em relação à situação do País, mas também em relação ao processo eleitoral do ano que vem". Antes, pondera: "Apesar desse discurso agressivo que vem sendo feito pelo Ciro Gomes".
Mágoa > Em entrevista ao Globo, Ciro disse que "Lula não saiu da cadeia inocente, nem inocentado pelos tribunais", que é "inconfiável" e que o petista "aposta que o povo é idiota".
Gabinete estratégico > Um Instituto de Infraestrutura e Energia (INFRA-E), que atuará como “Think Tank”, fazendo a ponte entre o conhecimento específico e a política pública, será lançado em Pernambuco, hoje, às 19h, no Forte das Cinco Pontas, com a palestra do professor da USP, Gustavo Justino de Oliveira sobre “Arbitragem nos contratos de Infraestrutura”.
Cheque... > A Câmara de Vereadores do Recife aprovou o projeto de lei que autoriza a Prefeitura a contratar empréstimo de R$ 201 milhões, junto à Caixa Econômica Federal. Líder da Oposição, Renato Antunes votou contrário, mesmo ressaltando a importância das obras para a cidade.
...cruzado > O parlamentar criticou a proposta. Argumenta que a gestão socialista não diz claramente quanto será pago, e em quanto tempo será finalizado o empréstimo. “Não posso assinar cheque em branco para o PSB”, dispara. 
Fonte:Folha de PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário