quarta-feira, 17 de maio de 2023

Uma demonstração de força

 

Foto: Lucas Patrício

A eleição para a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco ocorrida ontem, que oficializou, por aclamação, a escolha de Eduardo Lyra Porto para a vaga de Carlos Porto, foi uma grande demonstração de força e prestígio do presidente da Alepe, o deputado estadual Álvaro Porto.

O chefe do legislativo estadual obteve 49 votos na disputa pela presidência em fevereiro, e passados quase três meses de sua gestão, ele atingiu novo êxito com a escolha de Eduardo, que obteve 47 votos dos 49 possíveis. Isso, sem sombra de dúvidas, abre o caminho para que Álvaro continue sendo um importante eleitor na disputa pela segunda vaga, que ocorrerá na próxima semana para a escolha do substituto de Teresa Duere, que oficializou sua aposentadoria na última segunda-feira.

A disputa começou a se afunilar com a desistência da deputada estadual Débora Almeida (PSDB), e possui quatro nomes ainda colocados, o deputado federal Guilherme Uchoa Junior (PSB) e os deputados estaduais Joaquim Lira (PV), Kaio Maniçoba (PP) e Rodrigo Novaes (PSB). Novaes, inclusive, é declaradamente o candidato do presidente Álvaro Porto, e um dos trunfos do socialista é a boa avaliação que o presidente possui entre os pares. Com a vitória de Eduardo Porto, a candidatura de Novaes ganha um impulso final importante num momento decisivo da eleição.

Cassação – O TRE-PE reconheceu de forma unânime a fraude à cota de gênero praticada pelo Partido Social Democrático no município de Garanhuns, no Agreste. Com a decisão, foi determinada a nulidade dos votos recebidos pela legenda para o cargo e a cassação do Demonstrativo de Regularidade dos Atos Partidários e dos diplomas e registros dos vereadores Erivan Pereira Pita e Matheus Santos Martins de Araújo a ele vinculados, com o consequente recálculo dos quocientes eleitoral e partidário.

No discurso – Na sua segunda agenda em Arcoverde, no Sertão do Moxotó, em menos de um mês, a governadora Raquel Lyra mostrou força na região com a presença de 18 prefeitos. Com o gesto significativo de lançar no Sertão um programa que vai melhorar os serviços de saúde, Raquel destacou que sua gestão está focada em descentralizar e ampliar o acesso da população a consultas, exames e internação.

E na prática – Na prática, o Governo do Estado já inaugurou no Sertão 30 leitos, entre eles, pediátricos, adultos e de UTI nos municípios de Araripina e Ouricuri, e já prepara a abertura de novos em Serra Talhada.

Encontro – O presidente da Abrafrutas, Guilherme Coelho, foi recebido pelo senador Fernando Dueire (MDB) para tratar de demandas do setor. Guilherme tem forte atuação no segmento, cuja referência no estado é a cidade de Petrolina que exporta frutas para o mercado internacional.

Inocente quer saber – Rodrigo Novaes já pode encomendar a beca da posse no TCE?

Fonte: Blog do Edmar Lyra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário