sexta-feira, 12 de maio de 2023

Na política, João já acertou o passo

 

De olho na reeleição, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), tem dado provas, nos últimos meses, de forma irrefutável, que aprendeu bem a lição de casa com o pai, ex-governador Eduardo Campos, que adotou um manual infalível quando gestor público e dirigente partidário: a política se rege pela arte de somar e não subtrair.

Passadas as eleições, que sempre deixam traumas e um ambiente temperado, trouxe para o seu lado o atual ministro da Pesca, André de Paula, que disputou o Senado na chapa de Marília Arraes (SD). Em seguida, numa ação mais ousada, o PT, a quem entregou duas secretarias. Ontem, conquistou mais um pedaço do União Brasil, de Luciano Bivar, que já tem um naco no Governo, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Entregou o controle da pasta da Causa Animal ao deputado estadual Romero Albuquerque, filiado ao UB, que escolheu a sua esposa Andreza de Romero (Podemos) para tocar o setor, que mexe muito com o sentimento da população. Quando voltar dos Estados Unidos, onde assina o empréstimo de R$ 2 bilhões junto ao Banco Mundial, João anuncia o ingresso do PV em seu governo.

Principal líder do Partido Verde em Pernambuco, o deputado federal Clodoaldo Magalhães vai indicar uma pessoa do seu grupo para a Secretaria de Combate às Drogas, o que consolida, na prática, a participação de mais quatro partidos na base do prefeito do Recife: PSD, PT, UB e PV. Na contramão da governadora Raquel Lyra, sem base na Alepe, João faz as suas amarras políticas, porque, na verdade, montou em tempo hábil a sua interlocução com os partidos e lideranças.

Tudo a partir do momento em que convidou para a Secretaria de Governo Aldemar Santos, o Dema, pinçado de uma área extremamente técnica e burocrática, o Tribunal de Contas do Estado. A princípio, Dema, o que parecia um tecnocrata, amplamente desconhecido da seara política do Estado, se revelou notável articulador e tem ensinado muita gente, ainda imberbe na gestão, a ter estômago de elefante, para engolir os sapos políticos.

Dema é daqueles que pensam e exercitam com maestria a filosofia de que, no jogo da política, é preciso deixar o osso para a oposição roer. A política talvez seja a única profissão para a qual não há espaço para amadorismo. O poder é uma ação, sendo o seu princípio indissolúvel articulação e discussão permanentes.

FBC, o próximo? – Nos bastidores, João também já vem articulando a volta do grupo do ex-senador Fernando Bezerra Coelho à aliança socialista. Embora esteja, hoje, cuidando apenas de consultorias administrativas em nível federal, com um escritório em Brasília e outro em Pernambuco, FBC, pai do ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, que disputou o Governo do Estado, não se desgruda da política. Ninguém melhor do que ele sabe a hora de botar o time em campo, porque seu jogo é profissional. 

Simone em Pernambuco – A ministra do Planejamento, Simone Tebet, desembarca, hoje, em Pernambuco, para uma plenária no Centro de Convenções, em Olinda, sobre o PPA – Plano Plurianual da União. Chega em companhia de dois colegas de Ministério – André de Paula, da Pesca, e Luciana Santos, de Ciência e Tecnologia. Dos pernambucanos, ouvirá sugestões para o que seja prioritário em investimentos no orçamento da União para este e os próximos três anos.

Transporte escolar na UTI – O Tribunal de Contas concluiu um levantamento sobre transporte escolar do Estado e nos municípios e seus resultados são estarrecedores: nos municípios, 96% dos ônibus apresentaram irregularidades, o que corresponde a mais de três mil; 28% dos motoristas estavam com documentação irregular. Quanto à frota da rede estadual, o cenário é parecido. Segundo o TCE, 97% dos ônibus apresentaram irregularidades, ou seja, 456 veículos; 30% dos motoristas também não estavam com a documentação em ordem.

Cenas de horror – Em Carnaubeira da Penha, no Sertão, um dos ônibus fiscalizados estava enferrujado e antigo. Em Ouricuri, no Sertão do Araripe, o micro-ônibus tinha um pneu solto no meio dos assentos. Também no Sertão, mas na cidade de Itaíba, um plástico estava sendo usado para substituir o vidro traseiro do ônibus escolar. Já em Ipojuca, na Região Metropolitana, um dos veículos tinha um tonel amarrado na porta e pneus desgastados.

Ainda há vagas – Na passagem por Brasília, ao longo desta semana, convidei os 25 deputados federais, os três senadores e os três ministros de Estado para o jantar de adesão pelos 17 anos de fundação do blog, na próxima segunda-feira, a partir das 19h30, no restaurante Amadeu, em Boa Viagem. O presidente da Assembleia, Álvaro Porto, e o presidente da Câmara do Recife, Romerinho Jatobá (PSB) também foram convidados. O jantar se destina apenas para 250 pessoas e quem quiser participar ainda há vagas. Favor acionar Tatiana Marques, cerimonialista e coordenadora do evento, por mensagem, no (81) 9.9971-7529.

CURTAS

CAOS NO HR – Pessoas que acompanham parentes internados no Hospital da Restauração, no Recife, têm comido o pão que o diabo amassou. A unidade hospitalar não tem colchão, muita gente dorme em cima de lençóis. O banheiro da recepção não tem torneira, nem papel higiênico, nem chuveiro.

NORONHA – Na passagem por Brasília, a governadora Raquel Lyra solicitou apoio ao governo federal para execução da obra de recuperação do aeroporto de Fernando de Noronha, numa conversa com o ministro José Múcio Monteiro. O serviço na pista do aeródromo da ilha foi um dos pontos discutidos no encontro

Perguntar não ofende:  Priscila ou Daniel Coelho, quem Raquel Lyra vai preparar como candidato para enfrentar João Campos em 24?

Fonte: Blog do Magno Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário