segunda-feira, 15 de maio de 2023

Marília sofre às consequências da falta de espaço do Solidariedade no Governo Lula

 

Durante o final da semana passada veio a confirmação de que o ex-deputado Danilo Cabral (PSB) vai assumir o comando da Sudene. Isso ocorreu após a indicação do senador Humberto Costa (PT). Danilo disputou o Governo de Pernambuco pelo PSB em 2022, abrindo palanque para o presidente Lula. Foi na mesma época que a senadora Teresa Leitão foi eleita senadora. Teresa foi companheira de chapa de Danilo e também abriu conversas em Brasília no sentido de conseguir o posto para o colega. Durante a campanha e depois dela, Teresa Leitão e Humberto Costa fizeram questão de elogiar o currículo de Danilo e também sua experiência em gestão pública.

O posto da Sudene também fazia parte das pretensões do Solidariedade, partido que abrigou a ex-deputada federal Marília Arraes após sua saída do PT. Na primeira semana de maio, o presidente nacional da legenda, Paulinho da Força, já tinha dito a aliados que considerava fora das cogitações a ida de Marília para a Sudene. A informação foi trazida pelo Jornal do Commercio. "Marilia não deve ficar com Sudene. Ele está tentando convencer ela a assumir o Solidariedade Mulher e ponto. O Solidariedade não está pedindo mais nada a Lula. Já foi preterido par o Sebrae, ficou sem Sudene…" disse uma fonte nacional.

Figuras próximas a Marília Arraes culpam Humberto Costa pelo insucesso da ex-deputada na sua tentativa de ir para a Sudene. As rusgas entre Marília Arraes e Humberto Costa não são de hoje. Se arrastam desde o ano de 2018 quando o PT nacional tirou Marília da disputa pelo Governo de Pernambuco. Hoje, muitos aliados acreditam que mesmo que tenha disputado ali, naquele ano, a única coisa que a ex-deputada teria conseguido era forçar um segundo turno em Pernambuco, mas não teria obtido sucesso. Outros pensam diferente: acreditam que toda a comoção com a prisão de Lula e com Marília disputando pelo PT teriam dado a ela a chance de ter sido a primeira governadora eleita.

Em 2020, a contra gosto de Humberto o PT lançou Marília a Prefeitura do Recife. Já em 2022, com o PT com uma aliança fechada com o PSB, Marília foi para o Solidariedade disputar o Governo de Pernambuco. Ela foi derrotada por Raquel Lyra no segundo turno, e antes tinha perdido a oportunidade de ser indicada pelo PT para disputar o Senado de Pernambuco, algo que teria sido um pedido de Lula. Com a ida de Danilo Cabral para a Sudene, restará a Marília apenas como disse Paulinho da Força, assumiu a presidência do Solidariedade Mulher.

Agenda

A governadora Raquel Lyra cumpre agenda na cidade de Arcoverde, no Sertão de Pernambuco, para a apresentação da Planificação da Assistência à Saúde (PAS) na Macrorregião do Sertão. O projeto tem o objetivo de oferecer apoio técnico aos profissionais que atuam na Atenção Primária e Atenção Especializada para fortalecer o cuidado integral à saúde. O foco do Planifica PE será cuidar da saúde das mulheres gestantes, crianças e pessoas com hipertensão e diabetes. 

Assinatura

O prefeito João Campos (PSB) assina hoje em Washington, nos Estados Unidos, o empréstimo de R$ 2 bilhões que serão investidos em obras importantes e estratégicas. 

Diálogo 

A governadora Raquel Lyra disse que irá percorrer municípios pernambucanos ouvindo às demandas da população para a construção do Plano Plurianual que será montado pela gestão tucana. 

Sem concorrência

O advogado Eduardo Porto conseguiu ter seu requerimento subscrito por mais de 10 deputados e será sabatinado em reunião na Comissão de Constituição, Legislação e Justiça (CCLJ) amanhã. Eduardo Porto é o único candidato a vaga aberta no TCE pelo conselheiro Carlos Porto.

Segunda vaga

A segunda vaga a ser aberta no início do segundo semestre é a da conselheira Teresa Duere que se aposentará. A vaga deve ser motivo de disputa entre deputados estaduais. Nomes com Rodrigo Novaes, Débora Almeida, Francismar, Joaquim Lira estão entre os lembrados.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram:@blogdosilvinho_oficial   
 

Fonte:Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário