sexta-feira, 19 de maio de 2023

Líder da oposição cobra de Raquel Lyra fornecimento do medicamento de câncer

DIVULGAÇÃO

A vereadora eleita Dani Portela - FOTO: DIVULGAÇÃO

A líder da oposição na Assembleia, deputada estadual Dani Portela (PSOL), fez uma cobrança direta à governadora Raquel Lyra (PSDB) sobre a suposta falta de abastecimento no Estado do medicamento pembroluzimabe.

A cobrança está sendo feita através de pedido de informações diretamente à governadora.

O gabinete da deputada estadual foi procurado por usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que relataram "estar tendo dificuldades no recebimento da medicação pembroluzimabe".

Segundo estes usuários, estão "há mais 30 dias sem receber a medicação da Secretaria Estadual de Saúde".

"A informação da falta do medicamento é preocupante do ponto de vista da integralidade, princípio básico do SUS, uma vez que o não fornecimento da medicação pode interromper o tratamento destes usuários, de modo a comprometer o estado de saúde dessas pessoas", diz a parlamentar, no requerimento.

Pembrolizumabe é indicado como monoterapia para o tratamento de pacientes com melanoma metastático ou irressecável. Câncer de pulmão de células não pequenas.

LEIA AS PERGUNTAS À GOVERNADORA:

1. Qual o estoque atual do medicamento pembroluzimabe na secretaria de estado de saúde de Pernambuco?

2. O estoque atual que o Estado de Pernambuco possui desse medicamento garante o fornecimento da medicação por quanto tempo?

3. A medicação supracitada está sendo fornecida regularmente pelo Ministério da Saúde para o estado de Pernambuco? Caso sim, a distribuição está sendo feita regularmente para os pacientes? Caso não, desde quando há atraso neste fornecimento? Quais os motivos do atraso? E quais providências estão sendo tomadas pela secretaria referente a isso?

4. Em caso de confirmação no problema de distribuição do pembroluzimabe no estado de Pernambuco, qual a previsão para sua regularização?

5. Quantos medicamentos do tipo pembroluzimabe foram distribuídos pela secretaria de estado de saúde neste ano de 2023 em Pernambuco, entre os meses de janeiro a abril? Quantos pacientes receberam esses medicamentos nesses meses?

Fonte: Blog de Jamildo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário