sexta-feira, 19 de maio de 2023

O primeiro grande embate

 

Foto: Reprodução

Em campos opostos na política estadual, a governadora Raquel Lyra e o prefeito do Recife, João Campos, estão em vias de protagonizar o primeiro embate político. A primeira vaga do TCE foi interpretada como uma vitória pessoal do presidente Álvaro Porto, que viu Eduardo Lyra Porto receber 47 dos 49 votos possíveis na Alepe. Mas a segunda é tida como um embate entre o deputado estadual Rodrigo Novaes e o deputado estadual Joaquim Lira, tendo o deputado federal Guilherme Uchoa Junior correndo por fora para tentar surpreender.

Apesar de Lira e Novaes estarem na disputa, a classe política tem avaliado que o primeiro grande teste da caneta da governadora Raquel Lyra e do prefeito João Campos será a eleição do TCE na próxima terça. Raquel tenta viabilizar Joaquim, enquanto Campos aposta em Novaes.

Os dois precisam entrar em campo no final de semana para garantir os 25 votos necessários para uma eleição no primeiro turno, caso nenhum atinja essa quantidade de votos, a Alepe terá segundo turno e a dúvida seria sobre quem protagonizaria a disputa, se entre Joaquim e Rodrigo ou se Uchoa surpreenderia um deles e chegaria fortalecido na reta final.

Este primeiro grande embate entre as duas principais forças políticas do estado poderá ser determinante para os novos movimentos com vistas a 2024, ano da reeleição de Campos no Recife, e 2026, quando ambos podem se enfrentar pelo Palácio do Campo das Princesas.

Visita – O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) causou grande furor nas dependências do Senado Federal quando fez uma visita ao gabinete do senador Flávio Bolsonaro. Toda a mídia nacional ficou na expectativa das falas do ex-presidente sobre a CPMI de 8 de janeiro e outros temas que estão permeando a discussão na capital federal.

Hidrogênio verde – A governadora Raquel Lyra recepcionará os senadores Cid Gomes e Fernando Dueire, presidente e vice da Comissão Especial sobre Hidrogênio Verde do Senado no Porto de Suape. Pernambuco poderá produzir o hidrogênio verde, tido como um novo combustível de energias renováveis em todo o planeta.

Expectativa – O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, considera a Escola de Sargentos um dos maiores investimentos da história de Pernambuco. Para ele, a chegada da obra será o um marco para o estado, uma vez que ela está orçada em R$ 1,8 bilhão. Múcio colocou-se à disposição da governadora Raquel Lyra para fazer o possível no sentido de tirar a obra do papel ainda neste mandato de Lula e da governadora, mas sublinha que a sua execução irá passar por vários governos.

Codevasf – O comando da Codevasf em Pernambuco ficou dividido em dois, o grupo do senador Humberto Costa ficará com a regional de Petrolina com Edilázio Wanderley, enquanto os grupos do prefeito João Campos e do deputado federal Silvio Costa Filho dividirão a regional do Recife com Gustavo Melo e Samuel Andrade.

Agenda – O deputado estadual Jarbas Filho está cumprindo uma intensa agenda do Sertão do São Francisco. Até o domingo, o parlamentar visita os municípios de Lagoa Grande, Dormentes, onde participará da Caprishow junto com a prefeita Josimara Cavalcanti; e finaliza sua andança em Afrânio. A região é uma das suas bases mais fortes no estado.

Inocente quer saber – Quem vencerá a disputa no TCE, João Campos ou Raquel Lyra?

Fonte: Blog do Edmar Lyra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário