quarta-feira, 17 de maio de 2023

Corrida pela vaga no TCE-PE anima bastidores da Assembleia Legislativa

Após uma tranquila eleição ocorrida ontem no plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco que colocou o jovem advogado Eduardo Lyra Porto no cargo de conselheiro do Tribunal de Contas de Pernambuco no lugar de seu pai, o conselheiro Carlos Porto, a Casa Legislativa de Pernambuco se prepara para uma eleição não tão tranquila para a vaga que foi deixada pela conselheira Teresa Duere. 

Até o momento pelo menos quatro nomes já mostraram disposição de entrar na disputa: Rodrigo Novaes (PSB), Joaquim Lira (PV), Francismar Pontes (PSB) e o deputado federal Guilherme Uchoa Junior. Destes quatro, dois nomes são considerados fortes concorrentes embora os demais tenham história e trajetória na Casa. 

O nosso Blog entrou em contato com o deputado federal Guilherme Uchoa Junior (PSB) que confirmou sua pretensão de se tornar o próximo conselheiro do Tribunal de Contas de Pernambuco. Apesar de ser deputado federal, Uchoa tem uma história com a Assembleia Legislativa desde o tempo do seu pai, o ex-deputado Guilherme Uchoa que presidiu a Casa por anos e faleceu no ano de 2018. Além disso, Junior Uchoa carrega consigo um mandato de deputado estadual com figuras que estão na legislatura atual. Ele esteve como deputado de 2019 a 2022.

Francismar Pontes coloca toda sua confiança no voto secreto e acredita que possa conseguir êxito confiando em seus colegas.

Já os dois nomes que estão quase polarizando na disputa são: o deputado estadual Rodrigo Novaes (PSB) que conta com o apoio de grandes nomes da Assembleia Legislativa, e o deputado estadual Joaquim Lira (PV). Os dois nomes fazem parte da grande aposta de quem dá algum palpite sobre o vencedor. Alguns acreditam que Rodrigo Novaes tem enormes chances de sair vitorioso nessa empreitada enquanto que outros apostam na força e acreditam que o prestígio de Joaquim Lira o fará se sair bem nessa.

Prestígio

O deputado estadual Álvaro Porto demonstrou força e prestígio ontem com os seus pares. A articulação do presidente para que a casa se unisse em torno do nome do seu sobrinho, Eduardo Porto, na eleição para a vaga no Tribunal de Contas, foi reconhecida por figuras tanto da oposição quanto da situação. 

De volta

A eleição de qualquer nome apresentado atualmente trará de volta à Alepe deputados que não conseguiram se eleger no último pleito. Caso Rodrigo Novaes ou Francismar consigam o feito, volta a Casa o ex-deputado Diogo Moraes. Caso o vitorioso seja Joaquim Lira quem voltará será o deputado Odacy Amorim (PT). Já numa vitória de Guilherme Uchoa Junior, quem voltaria a Câmara Federal seria Gonzaga Patriota.

Débora Almeida

A deputada Débora Almeida disse que sua prioridade será o mandato que lhe foi confiado pelos pernambucanos, em especial do agreste pernambucano onde foi votada. "Em relação a meu nome, decidi que nossa missão legislativa é neste momento, nossa prioridade. Ela não pertence unicamente a mim, mas a cada um e a cada uma dos 51.282 pernambucanos que, à despeito de tantos outros bons nomes, nos confiou uma das cadeiras na Assembleia Legislativa do Estado" disse a parlamentar.

Aproximação

Após um estranhamento com a governadora Raquel Lyra logo no início do seu mandato, o deputado federal Fernando Rodolfo (PL) fez um gesto de aproximação com a tucana. O ponto alto aconteceu na última segunda-feira em reunião com a bancada do PL no Palácio do Campo das Princesas. "Foi uma reunião proveitosa. Tratamos dos rumos de Pernambuco, o PL vai ajudar a governadora, e isso certamente renderá muitas ações para a população de todo o estado, em especial de Caruaru e do Agreste" disse Fernando Rodolfo.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Fonte:Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário