A pedido do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a Kantar Ibope Media promoveu um estudo sobre 27 campanhas produzidas e veiculadas pelo Tribunal em oito canais abertos de televisão, em rede nacional, entre abril e outubro de 2022. Os números impressionam pela grandiosidade: dentro do período analisado, foram realizadas 111.611 inserções totais, com impacto de 77,49 bilhões. O impacto é o total de vezes que um evento foi visto pelos espectadores.
No intervalo de tempo pesquisado, a Kantar Ibope Media analisou as emissoras Globo, Record TV, SBT, Band, RedeTV, Cultura, Rede CNT e Gazeta nas 15 principais praças, em TV aberta: São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Curitiba, Salvador, Manaus, Distrito Federal, Florianópolis, Campinas, Goiânia, Fortaleza, Belém, Recife e Vitória.
A Kantar Ibope Media fez um estudo das seguintes campanhas: 4 de Maio, Acessibilidade, Assédio Eleitoral, Assistente Virtual TSE, Biometria, Boca de Urna, Bora Votar, Caminho do Voto, Celular na Cabine, Como Votar 1° Turno, Confirmação do Voto, e-Título, Justificativa do Voto, Mesária e Mesário, Mesário Voluntário, Mais Mulheres na Política, Mulheres na Política, Nova Urna, Ordem de Votação, Paz nas Eleições 1° Turno, Paz nas Eleições 2° Turno, Segurança do Processo Eleitoral, Urna Eletrônica e Democracia, Voto no 2° Turno, Voto em Trânsito, Voto Idoso e Voto 70+.
Impacto
Entre as campanhas com maior impacto (quantidade de vezes que um evento foi visto pelo público analisado), destaque para as peças Voto 70+, Voto em Trânsito e Mulheres na Política. A Voto 70+, inserida 12.405 vezes em 82 dias de veiculação, de 9 de agosto a 29 de outubro, teve impacto de 13,27 bilhões.
Já a campanha Voto em Trânsito, veiculada em 12.813 ocasiões ao longo de 57 dias, de 18 de julho a 13 de setembro, teve impacto total de 12,11 bilhões, seguida pela peça Mulheres na Política, com 10,29 bilhões de impactos – que contou com 10.582 inserções durante 96 dias, entre 22 de junho e 26 de setembro.
Fonte :TSE.
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