quinta-feira, 11 de maio de 2023

A disputa política na mata sul (Parte 3)

 

Continuando a série sobre as disputas eleitorais que se desenham na região da mata sul pernambucana, vamos trazendo uma nova rodada sobre mais alguns municípios. Desta vez, vamos especificamente para os municípios que são em sua maioria administrado por mulheres. É o caso de Sirinhaém, Escada, Amaraji e Cortês. 

Em Sirinhaém, a atual prefeita Camila Machado (PP) não vai para uma reeleição confortável. Pelo contrário, Camila administra um município com índices de reprovação que a muito tempo não se via. Além disso, Camila enfrentará um grupo de oposição fortíssimo no município, liderado pelo deputado France Hacker que já administrou a cidade e teve uma gestão com recordes de entregas. Ainda não se sabe quem deve enfrentar Camila Machado e nem sabe se teremos por lá apenas duas alternativas ou mais no campo oposicionista. Só para ter uma ideia da força política de France Hacker, ele obteve mais de cinco mil votos de frente do candidato apresentado pela prefeita. Além disso, já neste ano de 2023, Camila já enfrentou greves e manifestações de servidores públicos exigindo melhores condições de trabalho e também salariais.

Administrada por Mary Gouveia, o município de Escada também deve viver uma eleição bastante acirrada. Isso se deve ao fato de o adversário da prefeita, Professor Jadson Caetano ter imposto a ela uma derrota histórica.  Ele também foi candidato a deputado estadual e não obteve sucesso, mas no seu município, a frente sobre o candidato da prefeita foi de mais de 7 mil votos. Ja Lucrécio e Klaus ainda nãod efiniram quem será o candidato do grupo, e essas múltiplas pré-candidaturas no campo oposicionista podem acabar beneficiando a atual prefeita . Fora isso, Mary Gouveia também patina no trato com os professores e com servidores públicos o que pode atrapalhar qualquer candidatura à reeleição. 

Em Amaraji, a prefeita Aline Gouveia vem fazendo uma boa gestão no município mas a oposição também tem se organizado na cidade.  Na cidade, o grupo político oposicionista deve caminhar com Araújo que já vem se organizando. 

Já em Cortês a fragmentação da oposição beneficia a postulação à reeleição da prefeita Fátima Borba, embora isso não seja parâmetro para se aferir a disputa. Em muitos municípios pernambucanos, grupos que lideraram uma via alternativa terminaram vencendo o pleito. No entanto, a prefeita Fátima Borba se esforça para fazer uma gestão que agrade o eleitorado de Cortês. 

Retorno - Vencedores nos municípios de Escada e de Amaraji, os Gouveias estão tentando emplacar nomes nas cidades de Primavera e também de Cortês. Em Primavera o nome seria de Jânio Gouveia enquanto que na cidade de Cortês ainda não se sabe quem será.

Cuide de Escada - Ao tomar conhecimento da provável postulação de Jandelson Gouveia em Escada, alguns aliados da prefeita Dayse Juliana disseram que o bom seria que o marido da prefeita de Escada ficasse ajudando sua esposa a resolver às questões de lá do que se meter na política da cidade vizinha. Citam por exemplo, o entrave entre a gestão municipal e os professores que rende até o momento muito quebra cabeça.

Pombos - O prefeito Dr. Marcos não dá nenhum sinal de quem será o escolhido do seu grupo. Na oposição, uma série de nomes se colocam à disposição. O atual vice-prefeito, Daniel da Igreja, que tem um grande trabalho na área social. Segundo lugar na última eleição, Elias Meu Fii também deve disputar forte. Ainda completam a lista Dra Rebeca Evangelista, esposa do ex-prefeito Josuel Vicente.

Ribeirão - Após o trabalho feito na política da cidade e também nas eleições de 2022 quando coordenou às campanhas do PL na cidade de Ribeirão, Edson Gomes confirmou ao nosso Blog que vai entrar na disputa pela Prefeitura como uma via alternativa. Ele conta com o apoio do deputado estadual Alberto Feitosa. 

Tony Gel - O ex-deputado Tony Gel foi nomeado para o posto de assessor institucional da Copergás. Tony agradeceu a confiança da governadora Raquel Lyra e disse que estará assessorando Felipe Valença, presidente do órgão, no relacionamento com órgãos estaduais, federais, agências reguladoras e Assembleia Legislativa.

Agenda - De volta a Pernambuco, a governadora Raquel Lyra cumpre agenda hoje. Ela lança Programa Transparência PE no I Seminário de Transparência e Participação Cidadã de Pernambuco e também anuncia volta da produção da Vitamina C pelo Lafepe e inaugura nova Unidade Industrial.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram:@blogdosilvinho_oficial

Fonte:Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário