segunda-feira, 10 de abril de 2023

Paulo Câmara leva braço direito para o Banco do Nordeste

 

Foto: Divulgação

Oficializado recentemente pelo presidente Lula na presidência do Banco do Nordeste, o ex-governador de Pernambuco, Paulo Câmara foi empossado no cargo e decidiu levar para a sua assessoria especial um velho conhecido e amigos de longas datas, José Francisco Neto. Até agora foi o único nome do estado confirmado na equipe do BNB, que terá uma gestão compartilhada com integrantes de outros estados do Nordeste.

A ida de José Neto para a assessoria especial remete a uma amizade antiga do ex-governador de Pernambuco com seu ex-secretário da Casa Civil. Eles são colegas de TCE, estiveram na secretaria de Administração do primeiro governo Eduardo Campos, tendo Paulo titular e José Neto adjunto, e atuaram juntos no governo Paulo Câmara, quando José Neto ocupou importantes funções no governo até assumir a importante Casa Civil e ter dado conta do recado em praticamente todo o segundo governo de seu amigo Paulo Câmara. O trabalho foi tão bom que seu nome chegou a ser ventilado para disputar a sucessão de Paulo, e há quem afirme que se fosse o escolhido pela Frente Popular pudesse ter um desempenho melhor na disputa.

Além do aspecto pessoal e das questões técnicas que credenciam José Neto para seguir trabalhando com Paulo Câmara, existe um forte componente político, uma vez que ele não só tem bom trânsito como é conhecido como alguém que resolve as demandas que lhe são apresentadas. Isso dará a Paulo Câmara uma retaguarda importante e a segurança para tocar a instituição porque terá em seu assessor especial uma figura que irá atuar pelo pleno funcionamento do Banco do Nordeste.

TCE – A vaga da conselheira Teresa Duere, que será aberta em julho com sua aposentadoria compulsória, já começa a ser disputada por integrantes da classe política. Na Alepe, colégio que definirá o sucessor de Teresa, o deputado estadual Rodrigo Novaes (PSB) já se movimenta neste objetivo. Ex-integrante da Casa de Joaquim Nabuco, o deputado federal Guilherme Uchoa Junior (PSB) também está no páreo para o posto.

Surpresa – Apesar de alguns nomes se movimentarem de olho no TCE, não custa lembrar que com a morte do conselheiro João Campos, ocorrida em 2020, houve uma corrida de muita gente da classe política pela vaga, mas acabou recaindo sobre Carlos Neves, que apesar de ter atuado na política como advogado eleitoralista, não era alguém que estava no radar e foi uma solução encontrada pelo então governador Paulo Câmara que acabou sendo acatada pela Alepe. Portanto, não se pode descartar o surgimento de um nome de fora dos mandatos eletivos para a vaga de Teresa Duere.

Caruaru – Além do prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB), que tentará a reeleição, alguns nomes surgem como opção para a disputa do próximo ano. O atual presidente da Câmara, Bruno Lambreta sonha acordado com a possibilidade de disputar o cargo, bem como o deputado federal Fernando Rodolfo (PL). O ex-deputado José Queiroz (PDT) e o diretor da Empetur, Tonynho Rodrigues (MDB), também estão no páreo.

Inocente quer saber – Com quem ficará o comando da Codevasf e da Sudene no governo Lula?

Fonte: Blog do Edmar Lyra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário