sexta-feira, 14 de abril de 2023

Mata Norte com disputas desenhadas para 2024

 

A Zona da Mata Norte, berço de grupos tradicionais da política pernambucana, que já viveu grandes disputas municipais, está com o cenário mais ou menos desenhado em cidades que a integram. Esse é o objeto de análise da Coluna FalaPE de hoje, na série que mais tem dado o que falar no meio político; da capital ao alto Sertão.

Carpina

No final de seus oito anos, o prefeito Botafogo não definiu sucessor. Porém, o vereador mais votado Aldinho do Danone já se apresentou como opção. Mas o prefeito ganha tempo para ver como as coisas vão fluir.

O vice-prefeito Marcelo Pascoal sabe que não terá apoio de Botafogo e busca a força de João e Pedro Campos para se viabilizar.
Aliado de Raquel, Bruno Ribeiro, que foi candidato a deputado federal mais votado da cidade, busca consolidar seu nome.

A maior cidade da Mata Norte tem um eleitor que cobra a também a melhor gestão da região. E nos últimos anos enxergou esse posto na sua vizinha Paudalho, sendo bem gerida por Marcelo Gouveia.

A administração de Paudalho virou referência para a região, de modo que o deputado e irmão de Marcelo, Gustavo Gouveia passou a ser incentivado e virou o terror de Botafogo.

Antes aliado dos Gouveias, o ex-prefeito Joaquim Lapa garante que será candidato.

Goiana

Apesar de divulgar que é candidato à reeleição, aliados afirmam que Eduardo Honório não pode.
Fazendo uma gestão aprovada, a secretária Lícia é a favorita do grupo. Alguns do grupo dizem que a escolha já está certa.

Pela oposição desponta o empresário Walter da ETP. Filiado ao PSDB, apoiou Raquel desde o princípio e terá uma candidatura forte.

O vice-prefeito Fernando Veloso rompeu e deve disputar.

Timbaúba

O prefeito Marinaldo faz boa gestão, embora tenha tido problemas nos últimos meses. Aliados dizem que foi algo localizado e que o saldo da gestão é extremamente positivo. A parceria com Dudu da Fonte deu certo e conseguirá entregar um significativo volume de obras.

O ex-prefeito Ulisses busca voltar ao poder; tem serviços prestados e não pode ser subestimado.

A vereadora Conceição quer disputar mas não tem grupo.

Paudalho

O prefeito Marcelo Gouveia faz um governo referência para a região. Conquistou grandiosas votações para seu irmão e deputado estadual Gustavo Gouveia. Muitos querem ser seu candidato, porém o prefeito sabe fazer política e só decidirá em 2024. Até lá fará gestão.

A candidata a deputada estadual Ângela Coutinho foi a segunda mais votada na cidade e tomou para si o protagonismo da oposição. Terá a árdua missão de enfrentar o escolhido pelos Gouveias.

Aliança

Xisto Freitas terminará os oito anos com boa aprovação. Seu escolhido é o superintendente do Banco do Nordeste, Pedro.

O ex-prefeito Azoka Gouveia deve ser o candidato da oposição.

Itambé

A prefeita reeleita Graça Carrazzoni parece já ter dado sua contribuição e tirado o pé do acelerador. Seus deputados tiveram pífias votações, com 12% dos votos. Será o fim do ciclo da tradicional família de Itambé? Deverá lançar algum candidato que partirá enfraquecido.

Ex-prefeito de Camutanga, Armando Pimentel, mergulhou em Itambé. Conquistou apoio de Luís da Funerária que teve mais de 30% dos votos na última eleição. Pelo estilo, tende a tratorar e será o candidato a ser batido.

Manuella Mattos teve 16% para prefeita em 2020. Cresceu, deixou de ser terceira via e fez seus deputados majoritários. Pode continuar seu crescimento e surpreender.

A cidade terá uma das melhores eleições da região.

Vicência

O prefeito Guiga encerrará seus dois governos com o dever de casa cumprido. Disputam a indicação o vice Eder e o presidente da Câmara Gerson Neinho. Segundo informação apurada, neste ano de 2023, Guiga tem demonstrado uma preferência pelo vereador.

A oposição vem muito forte com o empresário Neto Vasconcelos. Ainda falta muito tempo para o pleito, mas já mergulhou na política diariamente. Visitas à zona rural e reunião com eleitores viraram parte do cotidiano. Novo e dinâmico, tem caído no gosto da população.
Neto vai dar trabalho, gravem esse nome.

Nazaré da Mata

Sinal de que sua gestão é aprovada, Nino encerrará seu quinto mandato com inúmeros aliados querendo ser seu candidato. Disputam o vice Pereira, o secretário de Educação, Marcelo, o secretário de Esportes Léo Teobaldo, e o de Turismo, Flávio. Nino fez seus deputados os mais votados.

Líder da oposição, o ex-prefeito Nado teve seus votos anulados na última eleição e terá que indicar alguém. Na cidade se fala que pode ser a esposa ou uma das filhas.

Condado

Condado terá um grande clássico. O prefeito reeleito Cassiano, do Republicanos, tem uma parceria de sucesso com o deputado federal Silvio Costa Filho, através de Samuel Andrade. A relação gerou um dilúvio de investimento para obras de infraestrutura. Silvio foi majoritário com quase 30% dos votos.

O empresário Albino Silva fez o deputado estadual Lula Cabral mais votado, pois para estadual Cassiano e Samuel se dividiram. Aliados apontam Albino animado acreditando que dessa vez conseguirá a vitória.

Ainda deve disputar o ex-prefeito Edberto Quental, que lançou a esposa nos dois últimos pleitos, 2016 e 2020, derrotado por Cassiano. A classe política acredita numa composição com um dos dois lados citados.

Macaparana

Mesmo prefeito, Paquinha continua humilde, atencioso com a população e colhe os frutos das parcerias com os deputados Dudu da Fonte e Antônio Moraes. Sua avaliação positiva refletiu nas urnas fazendo seus deputados os mais votados, o maior deles com 47% dos votos.

A oposição composta pelo grupo do ex-deputado Maviael Cavalcanti ainda não definiu o candidato.

Lagoa de Itaenga

Carlinhos do Moinho, ex-prefeito bem avaliado de Carpina e de Lagoa de Itaenga, é um nome forte para disputar nessa última cidade. No município, também falam de alguém de fora da política para fazer frente a ele, um nome novo; aí vindo com o apoio de Pedro Epifânio.

Lagoa do Carro

O ex-deputado estadual Botafogo Filho, conhecido como Josafá, um nome conhecido em todo Pernambuco, é o candidato da sua tia, a prefeita Judite Botafogo, que encerra seu mandato. O atual prefeito de Carpina, Manoel Botafogo, promete dar carga no filho e ajudar a elegê-lo. Tota Barreto é um nome que será lembrado. O ex-prefeito Jailson Armazém também tenta; assim como o ex-vereador Zé Luiz, que ainda sonha em ser prefeito; a exemplo do vereador André Ribeiro. Mas esse cenário deve afunilar para dois nomes.

Itaquitinga

O prefeito Patrick está fazendo o dever de casa. O ex-prefeito Iran pode ser seu vice, formando uma chapa fortíssima. Já a oposição está fragmentada sem um nome claro para concorrer.

Tracunhaém

Após oito anos de gestão bem avaliada, Belarmino Vasquez escolheu o então vereador Irmão Aluízio e o elegeu.

Aluízio ficou famoso por fazer juras ao criador e rompeu logo no primeiro ano. É um homem que busca acertar na gestão, mas permite que secretário mande mais que o próprio prefeito. Aliados apontam que tem secretário fazendo tudo para atrapalhar o governo, só Aluízio não enxerga.

Mesmo traído, Belarmino continua forte. O histórico de serviços prestados o torna o maior político da história recente de Tracunhaém. Uma união com a família Lapa pode sacramentar a eleição.

Chã de Alegria

Em Chã de Alegria, onde o prefeito Tarcísio Massena deve colocar Wilque Jorge na disputa. A cidade ainda tem Doutor João Ferraz, da oposição. E o atual vice-prefeito, Marcos da Roça, que já foi prefeito, é um nome lembrando.

Buenos Aires

O ex-deputado estadual por 11 mandatos, Henrique Queiroz, desponta com facilidade para ser o candidato de Fabinho Queiroz contra algum nome da oposição, que não está claro ainda. Com a morte do ex-prefeitos Doutor Gislan, essa oposição ficou fragilizada; é preciso que se diga.

Camutanga

Eleita dando um verdadeiro chocolate em 2020, Talita de Doda não terá a mesma facilidade.

A oposição partirá unida com o vereador Gilmar. Crítico da gestão, deve atrapalhar bastante a imagem da gestora até a eleição.

Ferreiros

O prefeito Zé Roberto faz uma gestão mediana e se comunica mal.

Enfrentará o vereador Bruninho Japhet, filho do ex-prefeito Bruno Japhet, que já mostrou saber muito bem a política de Ferreiros.

Será um grande clássico.

Fonte:FalaPE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário