quarta-feira, 8 de março de 2023

Mulheres no centro da política pernambucana

 

Foi muito significativo o ano de 2022 para as mulheres. Nós não tínhamos eleito nenhuma governadora em toda a história política de Pernambuco. Hoje temos. Raquel Lyra (PSDB) se tornou a primeira mulher a ser eleita para governá-lo. Em 2018 já tínhamos conseguido eleger a primeira mulher vice-governadora do estado que foi Luciana Santos (PC do B). Hoje temos a segunda mulher vice-governadora da história, Priscila Krause (Cidadania). Em 2020, a força da mulher na política se tornou uma realidade com a eleição de Isabella de Roldão na chapa do prefeito João Campos. Não apenas isso, com sua visão de futuro o prefeito também montou um secretariado com paridade de gênero já dando demonstração que o apoio ao espaço da mulher na política seria uma prioridade em sua gestão. 

Ainda na mesma linha história, em 2022 também elegemos a primeira mulher a sentar em uma cadeira do Senado Federal para representar o nosso estado: Teresa Leitão (PT). A conquista das mulheres por espaço na política vem crescendo muito nos últimos anos. Temos hoje três representantes na Câmara Federal: Iza Arruda (MDB), Clarissa Tercio (PP) e Maria Arraes (SD). 

Recentemente, a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado conquistou um posto muito importante: presidir a Associação Municipalista de Pernambuco. Ela é a terceira mulher a gerir o comando da Associação que comandará durante o ano de 2023 e parte de 2024. 

Para se ter ideia do papel da mulher na política, partiu da então deputada estadual Raquel Lyra criar um projeto de Lei que tornasse obrigatória a transição governamental. Na época, Raquel disse que a Lei era de importância extrema para acompanhar a vontade da população. "Avançamos na transparência e democracia. Os gestores no Estado e municípios não vão mais precisar pedir favor para obter informações sobre a gestão" disse Raquel na época.

Data Magna - Durante o seu mandato como deputada estadual, Terezinha Nunes pesquisou a indicou a data de 06 de março como o dia da data magna, e que na época ficou sendo comemorada aos domingos e logo em seguida passou a ser memória na própria data seja ela o dia que for. Na última segunda-feira tivemos esse feriado estadual comemorado com todas as pompas.

Comissão - Cumprindo seu primeiro mandato como deputada estadual na Assembleia Legislativa, Débora Almeida (PSDB) também marcou a história do legislativo estadual ao se tornar a primeira mulher a presidir a comissão de Finanças da Casa.

Simone Santana - Quem também fez história na Assembleia Legislativa foi a deputada Simone Santana ao assumir a presidência do legislativo estadual e se tornar a primeira mulher a ocupar a cadeira no ano de 2019. 

Jaboatão - Das três deputadas federais pernambucanas, uma delas tem o nome lembrado para disputar a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes. É a deputada federal Clarissa Tércio (PP) que obteve uma votação expressiva no município. Até o momento, Clarissa não disse se toparia a missão, mas caso venha a confirmar será mais uma mulher a tentar uma Prefeitura do tamanho e da importância que tem Jaboatão.

Apoio - O deputado estadual Sileno Guedes (PSB) anunciou ontem durante reunião plenária na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), que vai buscar apoio do Governo Federal para o enfrentamento aos incidentes com tubarões na Região Metropolitana do Recife. De acordo com o parlamentar, os impactos gerados pelo problema extrapolam as fronteiras locais, demandando envolvimento nacional. 

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Fonte:Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário