sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

Raquel busca diálogo com os deputados de olho na Reforma Administrativa

 

Encerrando a primeira semana como  governadora, Raquel Lyra (PSDB), convidou todos os deputados estaduais para apresentar o projeto de Reforma Administrativa que irá enviar à Assembleia Legislativa. O objetivo é convence-los na redução da máquina pública e pacificar os votos às vésperas da convocação da sessão extraordinária que deve acontecer no início da próxima semana. 

O encontro acontecerá hoje no Palácio do Campo das Princesas e o quórum promete ser grande. Esse é o primeiro encontro formal da governadora com a classe política desde que foi empossada. Ainda no ano passado, logo após a eleição, ela realizou um encontro com os deputados estaduais eleitos e atuais e prometeu uma interlocução mais próxima. A promessa começa a sair do papel. 

Na véspera dessa reunião, o Governo lançou o Programa Plano de Qualidade do Gasto Público que visa economizar R$150 milhões em um ano com redução de comissionados, gratificações etc. Dando o recado que a ordem do início do Governo é economizar ao máximo. 

AGENDA POLÍTICA - Essa série de encontros com a classe política só está no começo. Ontem, ela almoçou com o presidente da Alepe, Eriberto Medeiros e os presidentes das Comissões por onde seu projeto de Reforma Administrativa vai passar. Além de tratar da nomeação da nova administradora de Noronha que passa pelo crivo da Casa. Hoje, o encontro será com todos os estaduais. Na semana que vem a Casa Civil do novo Governo sinalizou que vai chamar as lideranças e políticos regionais que foram fundamentais na campanha da tucana. 

“PAI DO PAC” – O presidente Lula ressurgiu o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e colocou o seu ministro da Casa Civil Rui Costa para comandar esse programa de Governo. Ele já está sendo chamado nos bastidores de “pai do PAC”, lembrando que a ex-presidente Dilma foi chamada de “mãe” deste mesmo programa e depois se projetou para ser a candidata de Lula na sucessão. Temendo o efeito negativo dessa nomenclatura, Rui quer evitar que essa alcunha pegue nele. 

RÁPIDAS

PRESIDÊNCIA DA ALEPE – Reunir todos os estaduais faltando menos de um mês para a eleição da Mesa Diretora da Alepe é sinal que esse tema no mínimo vai se fazer presente nos corredores do Palácio. Os deputados-candidatos também vão aproveitar o encontro com a governadora para mostrar aos seus pares afinidade e prestígio com a chefe do executivo estadual.  

FORÇA NO GOVERNO – Filho do ex-ministro Zé Dirceu, deputado Zeca Dirceu, será o novo líder da bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara dos Deputados. Essa decisão mostra a força que Dirceu ainda exerce no comando do PT e até com o presidente Lula. 

OAB – O presidente da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco, Fernando Ribeiro, vem imprimindo sua marca na gestão da instituição. A Ordem no Estado tem 40 mil advogados cadastrados e tem como um dos projetos para este ano formalizar o programa Advocacia Dativa, uma maneira de o advogado tentar suprir as deficiências da Defensoria Pública, sendo pago pelo Estado.

PINGA-FOGO: A reforma administrativa de Raquel passará com tranquilidade na Alepe?

Fonte: Blog do Elielson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário