segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

Saída de Paulo Câmara do PSB gera especulações no meio político

 

Na última sexta-feira (27) o ex-governador de Pernambuco, Paulo Câmara, pediu desfiliação do PSB e logo gerou um verdadeiro burburinho de que havia uma divisão interna dentro da legenda. Bem, o que se comenta é que João Campos que se tornou até mesmo pelo cargo que ocupa a maior liderança socialista no estado, não apoiou a indicação de Câmara em nenhum espaço do governo federal e esta surgiu da própria vontade do presidente Lula. Esta não é a primeira vez que este tema vem à tona. Ainda no final do seu mandato, em dezembro de 2022, o site Metrópoles trouxe a informação de que Paulo teria dito que se dependesse do PSB ele não ocuparia nenhum cargo. 

Passou apenas um mês e Paulo pediu desfiliação do partido alegando que terminou sua missão na legenda: ele ingressou no PSB a convite de Eduardo Campos para concorrer ao Governo de Pernambuco onde foi eleito em 2014 e reeleito em 2018. Esteve à frente de importantes secretarias na gestão de Campos mas sem estar filiado a legenda. Cumpriu com a missão política e partidária confiada pela legenda e encerrou sua estadia no PSB.

Paulo Câmara teve a missão de conduzir Pernambuco dando continuidade a gestão de Eduardo Campos iniciada em 2007 e que teve um alinhamento nacional com Lula. Ao assumir o Governo, Paulo já tinha Dilma como adversária e depois Temer, seguindo por último Bolsonaro. 

Agora, segundo a mídia nacional, Paulo Câmara deve ocupar o comando do Banco do Nordeste que deve se concretizar nos próximos dias. A indicação partiu do próprio presidente Lula. O que ainda não ficou respondido é se o ex-governador irá ocupar o cargo sem se filiar a outra legenda ou se seguirá o caminho do seu ex-companheiro de partido, Marcelo Freixo que trocou o PSB pelo PT e passou a comandar a Embratur.

Agradecimentos - O PSB de Pernambuco emitiu uma nota enaltecendo o trabalho de Paulo Câmara durante os oito anos de governo e também ao serviço prestado como secretário de governo de Eduardo Campos. Da mesma maneira, diversos socialistas fizeram questão de elogiar o período em que Paulo esteve filiado ao PSB e governando o estado e desejou sucesso ao ex-governador.

Com João - A prioridade do PSB deve ser a reeleição de João Campos em 2024 e logo em seguida a preparação do partido para o pleito de 2026 quando deve apresentar um nome para disputar o Governo de Pernambuco. O PSB sempre teve um papel de protagonista aqui em Pernambuco e mesmo quando esteve fora do comando do executivo sempre ocupou um papel de destaque na oposição.

Apoio - O PP anunciou apoio a Álvaro Porto para presidência da Alepe e Gustavo Gouveia para a primeira secretaria. O PP buscava viabilizar o nome do deputado Antonio Moraes para a presidência. Os deputados estaduais e federais eleitos em outubro do ano passado, tomam posse nesta quarta-feira (01) e no mesmo dia acontece a eleição da mesa diretora.

Reunião - Raquel Lyra se reúne nesta segunda-feira com prefeitos do sertão e agreste de Pernambuco. A governadora abriu diálogo com os gestores municipais na semana passada quando se reuniu com prefeitos da zona da mata e região metropolitana. 

Escola do Legislativo - Fruto de uma parceria com o Tribunal de Contas do Estado, a Assembleia Legislativa de Pernambuco inaugura hoje o novo espaço onde a Escola do Legislativo desenvolverá suas atividades. A Elepe passa a funcionar na Rua da Aurora, Nº 763.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Fonte: Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário